Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Veja como vai funcionar o pagamento do 14º salário no INSS em 2020

A criação do décimo quarto salário do INSS já tem voto favorável de seu relator na Comissão do SENADO

O Senado Federal, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), já se prepara para votar sobre a Sugestão (SUG) 11/2020, que pretende criar o 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia da Casa Legislativa veio por conta do adiantamento do 13º que ocorreu em consequência do coronavírus.

A implementação do 14º salário emergencial, além de socorrer aos aposentados, os que estão em grupo de risco, também pode servir como uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2018, foi comprovado que 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são arrimos de família, percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

Dessa forma, toda renda extra liberada é vital para sobrevivência desse gripo da população. Assim, ciente da dificuldade pela qual grande parte desses beneficiários irá passar pós pandemia, a proposta foi adotada a fim de criar um 14º salário em favor dos segurados e beneficiários do INSS.

Relator aprova proposta

A criação do 14º salário do INSS já conta com voto a favor do senador Paulo Paim. relator da Comissão. Ele, que aprovou o texto no final de junho, diz que “além do caráter humanitário da medida proposta no projeto que visa gerar amparo para categorias vulneráveis da nossa sociedade”.

O relator diz que é inteiramente favorável à sugestão por entender que “o dinheiro destinado aos segurados e beneficiários retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores da economia”.

Por meio de seu voto, o senador propõe que a SUG passe a tramitar como Projeto de Lei, para inserir o décimo quarto salário na Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

“Diante do exposto, o voto é pela APROVAÇÃO do décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS”, acrescenta o relator.

Sendo assim, agora a proposta vai seguir para ser votada na comissão. Se aprovada, a proposta vai garantir o pagamento do 14º salário para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

14° salário

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Após o processo no legislativo, na Câmara e Senado, o projeto enfim é destinado ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que decide se veta ou sanciona a lei.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Veja também: Saiba quem pode receber o BPC de R$600 do INSS

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

48 Comentários
  1. ADALBERTO FERREIRA Diz

    A pergunta é. Quando será pago o 14º
    Qual será o mês e de qual ANO

  2. luiz doniseti de oliveira Diz

    BOM PARA O PRESIDENTE,BOM PARA O BRASIL..SE ELE VETAR ALEM DA POPULARIDADE DELE CAIR MUITO, AI ELE SO NAO APROVA O DECIMO 4 SALARIO AOS APOSENTADOS SE FOR UM PESSIMO POLITICO E NAO TIVER ASPIRAÇOES DE SER UM GRANDE COMANDANTE DESTE BARCO ADERIVA CHAMADO BRASIL

  3. INOCENCIO Diz

    Parabéns Lázaro Roda Diz, pelo menos um comentário sensato….
    A maioria não pensa nas consequências desse
    Projeto oportunísta de um deputado petista, não diz de onde sairá esse dinheiro e que quer que o PR entre na zona de impeachment num crime de responsabilidade fiscal.

  4. Branca Diz

    Óbvio que será pago.Não porquê o governo está com peninha dos aposentados,e sim interesse próprio,para avalancar a economia,que já estava o caos,com a pandemia então ferrou.E por outro lado Bolsonaro está em cima do muro,mais pra despencar que permanecer,é a realidade.

  5. Maria de sousa vieira Diz

    E porquê os deputados iram se omitir em assinar essa lei! ela só irá trazer benefícios para todos os aposentados e pensionistas isso é uma coisa que não vai fazer mal para o Brasil não! Muito pelo contrário vai fazer é muito bem tanto para a classes dos quanto para economia também eles têm mesmo é que assinar

  6. Lourdes Rozante Diz

    Espero que esse benefício de 14 ,realmente seja aprovado ,já somos números nas mãos desses políticos ,daqui a pouco seremos o que … o povo ,principalmente os aposentados e a classe operária tem que ter o seu valor …afinal quem coloca vocês aí dentro somos nós ,que vocês tratam como números .. .

  7. Simone Vieira Rodrigues Diz

    Gente estou tão revoltada meu filho é especial, recebo loas 1 salário só de medicamentos dele gasto 430 ele não se alimenta como eu a alimentação dele é pastora e eu não tenho direito a nada nenhuma outra ajuda por causa dessa miséria de salário não posso trabalhar ,não posso contribuir com o INSS não posso nada ISSO tem que mudar gente pelo amor de Deus quem não precisa está recebendo pelo amor de Deus isso é um absurdo

    1. Cinthia Diz

      Vc pode contribuir com o INSS como baixa renda 5% e se aposentar como facultativo baixa renda .

  8. Aparecido Diz

    Bom dia ! vai ser ótimo também para antecipar as dívidas.

  9. Vanderlei Diz

    Você é um bosta cabra ruim

  10. Kate Ane Diz

    Sou pensonista com aluguel para pagar e dois filhos para criar espero sim esse 14

  11. fiodor bancoff duarte Diz

    Os aposentados merecem, o poder adquisitivo caiu muito. Sou aposentado por invalidez, preciso essa ajuda, pela minha família, uma filha sem emprego. Só agradecer a meu pai do céu, e aos que aprovam o projeto o Brasil agradece

  12. Maria Auxiliadora Soares Carvalho Diz

    Nós aposentados precisamos desse auxílio pois todos temos despesas além de medicamentos

  13. Sônia Maria de Aguiar Diz

    Os aposentados merecem ter comida na mesa, no Natal

  14. Sônia Maria de aguiar Diz

    Os aposentados merecem terem um Natal com comida na mesa

    1. penha Diz

      Nos fomos prejudicados pq nao tivemos nada de graca do governo alias quem nunca trabalhou na vida ta recebendo o auxilio de 600 reais e nos q trab a vida praticamente toda nada dr extra antecipacao nao e abono .tomsra q isso aconteca pq edtamos na miseria

  15. Roberto de Souza Diz

    Essa ação é muito boa os aposentados merece até mais . por que alguns políticos rouba mais do que isso
    Parabéns.
    Só não pense muito faz logo .

  16. Cezar Luiz Kachel Diz

    Porque os aposentados e pensionistas que recebem mais de 3 salários mínimos não teriam direito ao 14° salário, se, assim como eu, também temos que arcar com altos gastos com medicamentos, ou será que faríamos parte de uma suposta “elite”, apenas porque ultrapassamos o referido limite?
    Seríamos, então, uma das poucas classes que, pretensamente não teriam sido afetados pelos efeitos da pandemia, o que, logicamente, não reflete a realidade dos fatos.

  17. João Resende Diz

    Paulo Pain ele quer que o Presidente vete o 14° salário para jogar os aposentados contra o Presidente. Porque ele foi contra o projeto que aprovou o Saneamento Básico uma das maiores necessidades de toda a população brasileira. Porque ele não diz de onde sairá o dinheiro para esta “brilhante ideia do 14°”.

  18. Pedro Melo Diz

    Mais uma vez os BRASILEIROS que recebem O BPC, vão ser os únicos que não receberão nenhum benefício do Governo Federal neste tempo de isolamento social

    1. José Américo Carrilho Cruz Diz

      Apesar das dificuldades que o Brasil passa no momento por causa da pandemia, a medida é pertinente, porque os ganhos obtidos via aposentadoria, está muito aquém das nossas necessidades, até porque, a classe política privilegiada, tem 14°, 15°, fora as bolsas moradia, combustível, paletó, etc, etc.
      Portanto dinheiro pra esse simples benefício, tem. Caso seja concedido, não vou me sentir mal.

  19. Priscilla Maciel Diz

    Parabéns pela iniciativa Senador Paulo Paim, o dinheiro da aposentadoria mal dá para comprar as medicações de rotina, minha avó é que o diga, ainda mais ter que comprar alccol gel, máscaras, luvas e etc.

    E ainda tem gente aqui nos comentários, preocupada com questão política!

    É demais!!!

  20. Peniel Lombardi Diz

    Aposentado é credor desse benefício, destinado a compra de remédios, para elevar mais alguns dias ou meses na terra. Terão o direito de rever seus netinhos. Avó é sincero e amado pelas crianças brasileiras. Apoio é necessário e acredito que haverá disponibilidade acerca dessa condição (14*).

  21. Carlos Ferreira Diz

    Mesmo que o congresso aprove, o Presidente vai gerar. Ele só gosta de dar dinheiro pros bancos!

  22. Merces Lúcia Diz

    Excelente. Curto saber o que acontece no nosso Governos. Emendas, Projetos de Leis e propostas. Assinaturas e reconhecimento.

    1. Neto Diz

      Porque não decide logo isso? Não podemos contar se vai sair ou não, e a compra de medicamentos e materiais para Proteção da Covid 19, fica difícil… Pois medicamentos e álcool gel subiram de preços.

  23. Nilcechaves de oliveira Diz

    Nilce chaves de oliveira

    1. Cristiano Diz

      Só tenho a dizer que a ideia ..do advogado
      Sandro Gonçalves e muito boa ..vai ajudar
      Bastante a única coisa que não dá pra entender
      É que vão ficar enrolando até chegar dezembro é
      Isso..com certeza que sim ..né enquanto isso
      Vamos rezando para que isso se torne realidade
      parabéns ao advogado Sandro Gonçalves
      A sua idéia é ótima bem humana…tomara que
      Seja aprovado..🙏🙏🙏

  24. Lazaro Rosa Diz

    se for aprovado o 14 salários para aposenados do inss, eu sou beneficiado, mas sou contra , a proposta do senador Paulo Pain, é criar mais despesas para o governo federal e sua outra intenção, a principal é ter,se aprovado o veto do presidente, fato que o prejucica na próxima, eleições,servindo de munição para o petista.

    1. Valter da Silva Diz

      Lázaro é simples assim se você não precisar então faça uma doação para APAE ou outra instituição de caridade.

    2. Antonia Maria Diz

      Lazero você deve ser um aposentado rico ou um ex político que se encheu de dinheiro e não se preocupa com os aposentados que recebem tão pouco que mal da para comprar os remédios então deixa de ser porcrita fugindo que está preocupado com o país pois o que mais tem neste país é políticos roubando e ricos 😈

    3. Zeli m.f.m.brito Diz

      Também acho e muito enrolado isso não sei quantos manda . tem mais que manda do que trabalha.

    4. Wanderley Diz

      Esse 14 salário, se for aprovado vai beneficiar muitos aposentados, que precisam, independente de partidos políticos, temos que ver o lado, de quem está precisando dessa ajuda. Parabéns aos políticos que tiveram essa iniciativa 👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏

    5. Leotilde Diz

      Perfeito sua colocação indecencia presidiario ganhar 14 salario

    6. Lazaro Diz

      Vai pra puta que pariu larazo Rosa muitos aposentados e pensionista passando dificuldades nesse período e qndo tem aumento de salario é uma coisa insignificante ai tu vem com essa historinha que vai manchar a imagem do governo pra proxima eleiçao se esse presidente vetar ora o governo atual e o PT que vao tbm junto contigo pqp eles nao estao nem ai pro povo

    7. Marbene Pereira da Silva Diz

      Durante este periodo de Pandemia Mundial todos os países do Mundo estão dando auxilio para os menos favorecidos e idosos já sabendo que é uma doença de classe privilegiadas.
      Mas o Brasil com esse governo de empresários mafiosos prefere esconder a cabeça no buraco do que aceitar suas responsabilidade com o povo que o elegeu(não foi a maioria).

      1. Rodolfo Diz

        Pandemia só pode ser mundial. Gente burra.

  25. Ary Diz

    Deus vai volta r

    1. Oswaldo Luiz Diz

      Lázaro Rosa, o Queiroz, o Bolsonaro e seu clã não irão gostar da proposta, vai faltar dinheiro para as rachadinhas!

  26. Ary Diz

    Até quando essas coisas de enrolação??? Torno a dizer

    1. Claudia Diz

      Preciso muito dessa ajuda ou do 14, ou da ajuda de 2 mil.reais meu dinheiro vai quase todo em remédios tudo que vier de ajuda será bem vindo aposentada por invalidez vivo somente do meu salario

    2. ESTHER RODRIGUES Diz

      Difícil ser contrária à aprovação. É certo que esse benefício “extra” e5 TÃO justificado quanto o AUXILIO EMERGENCIAL oferecido atualmente a cidadãos que nunca contribuíram para a PREVIDÊNCIA.

  27. Ary Diz

    Até quando essas coisas de enrolação???

  28. Lucia Diz

    A classe deficiente que recebe o BPC não vai entrar nessa lista de 14° salário???

    1. Maria Diz

      Só vc n receber. Deixa lá p o governo. Ninguém está te enfiando uma faca para vc receber. Idiota. Preocupado com politico.

  29. Aparecido fanhani Diz

    Parabéns pela iniciativa em vafor dos aposentados

  30. Neldes M.C.Menin Diz

    Natal feliz, natal sem fome.!
    Os aposentados merecem.!

    1. Maria Do Carmo Garcia Diz

      Como pagam bolça família pra pessoas que nunca trabalharão,e nós aposentado está mísero salário e nao nos dao nada .é a.maior injustiça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?