PIX – Uma Inovação e Tendência

Pagamentos e transações otimizados pelo PIX

Naturalmente, inovações geram dúvidas, por isso, entenda o funcionamento do PIX, essa inovação nos meios de pagamento para pessoas físicas e jurídicas. 

Lançado no Brasil em 2020, o PIX é uma ferramenta que permite transferências e pagamentos imediatos. O seu diferencial é a facilidade para concluir as transações em segundos e a sua disponibilidade, já que graças ao PIX é possível realizar transações bancárias 24 horas por dia.

Transferência e pagamentos sem burocracia

 Por isso, o PIX é uma inovação disruptiva, porque ele mudou a forma como são feitas as transações financeiras. Pois, não apenas você pode transferir dinheiro para pessoa jurídica, também é possível transferir valores para pessoas físicas e realizar pagamentos em estabelecimentos por meio do PIX.

O PIX ainda possui outro diferencial, você não precisa realizar nenhum cadastro específico ou baixar um aplicativo do PIX. Pois ele é uma inovação agregada à instituição bancária, ou seja, é uma ferramenta desburocratizada. Sendo assim, basta cadastrar as chaves PIX, que são dados a sua escolha, dentro do app dos bancos e carteiras de pagamentos. 

Ainda existem as Teds e Docs?

Pagamentos e transferências são feitos por meio de Teds, Docs, boletos, cartão  etc. No entanto, o PIX é uma otimização desses fluxos, principalmente, no que diz respeito à redução de custos.

Pois muitos bancos cobram taxas por cada transação, enquanto o PIX é gratuito. Além do custo reduzido, outro componente muito importante para atender a necessidade imediatista da sociedade é o tempo. O PIX ganha valor imediato, já que em algumas instituições há limites de horários e valores para uma compensação no mesmo dia.

 Todavia, é importante ressaltar que não houve uma exclusão dessas outras formas de pagamento, O PIX é uma opção atualizada. Uma vez que pode ser necessário realizar transações para instituições ou pessoas físicas que não optaram por essa modalidade para recebimento.

Inovação que altera positivamente os fluxos empresariais e as transações pessoais

No entanto, o PIX é uma tendência dada a sua facilidade de adesão, otimização de tempo e redução de custos. Oficialmente, o PIX foi inserido em 16 de novembro de 2020, por isso, ainda é uma ferramenta que não está implícita na rotina de todas as pessoas. Porém, como ocorreu em vários fluxos inovadores, essa é uma tendência. Principalmente, por conta das vantagens que a ferramenta oferece.

Conforme informações do Banco Central do Brasil, o PIX realiza transações entre pessoas, pessoas e estabelecimentos, entre empresas e para entes governamentais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.