Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

NOVA idade mínima para aposentadoria no INSS confirmada em 2020

Ao todo, são três transições em que o INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. Veja como vai ficar em cada caso

As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão vigorando. Sendo assim, os novos cálculos têm regras mais rígidas para os beneficiários, se comparado aos que solicitaram o pedido de aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro de 2019.

Ao todo, são três transições. O INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.

Por exemplo, na regra da idade mínima progressiva para quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria com idade mínima progressiva (para quem completar as exigências neste ano)

Na regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição). Veja abaixo:

Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.

Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.

Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)

A exigência na transição por pontos também aumentou. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Veja também: Banco do Brasil: linha de crédito que antecipa o FGTS em agosto; veja quem pode

Leia Também:

19 Comentários
  1. Lucimara Diz

    Quem já tinha 15 anos de contribuição vai precisar de mais 20 anos ou não?

  2. MIRTHES Diz

    É um absurdo!!!! O ferro só entra !!!!!! Não temos direitos a nada nesse país……salário mínimo de miséria!!!!! Desconto por exemplo sobre dois salários e só recebo de um quando preciso,outra coisa,com a pandemia,estou dependendo desse lixo que é o INSS, à três meses,ainda só recebi 1045 reais…….fala sério!!!!! Qualquer bosta de presidente,senadores,sepultados, que entrarem,não fazem nada por nós. Também não precisam né? O salário mais os benefícios que recebem…….

  3. Ana Maria Silva Diz

    Acho um absurdo Sr Presidente…INSS fechado….desculpas de corona vírus….
    Aí sim ninguém aposenta….. agora joga mais prá frente prá se aposentar….estou decepcionada c você meu Sr Presidente…..
    Isso é muito desumano da sua parte…
    Não quero votar em ninguém mais….
    Pessoas que só pensam em se próprio…
    Desumanos…. corruptos….. todos canalhas!

  4. Roseleine Diz

    Gente do céu
    Que baita injustica com nos o povo trabalhador.No meu caso perdi o direito d aposentadoria especial por 17 dias.
    Que injustica fizeram comigo.So me resta esperanca que allgo mude em relaçao a nos que trabalhamos em ambiente insalubre

  5. Gilberto Santana Diz

    Infelizmente nós estamos no Brasil , onde roubam e ainda pedem voto , não tem jeito pra acabar com tanto político bandidos só quando chegar o Apocalipse

  6. Ubiracy Diz

    Descarado e quem vai lá da voto a esses bandidos de gravatas

  7. Heroito Mendes Do Brasil Diz

    Muita coisa. Se os salários de judiciário políticos e funcionalismo público não fosse este absurdo cheio de penduricalhos e regalias, acho que poderíamos aposentar até com 55 anos. Somos escravos destes corruptos que que entram na política pra levar vidas de rei nas costas do pobre.

  8. Cesar Diz

    Se os primeiros a se aposentarem o fizeram depois de 35 anos de contribuição pra onde foi o dinheiro pago pelos trabalhadores nesses primeiros 35 anos de existência do INSS?

  9. Benedito de Oliveira Diz

    Olá Bom dia. Eu sou Benedito de Oliveira , eu tenho 63 anos .sou de junho de 1957. Tempo de contribuição 27 anos. Apartir de 2015 eu precisei abrir o MEI por motivo do serviço. Eu só pago a taxa do DAS. Como que eu fico nessa situação. Obrigado

  10. Luis carlos da sila Diz

    Comecei a trabalhar aos 14 anos agora aumentarão a idade e o tempo de contribuição to indignado fautava 3 anos foi pra 5 anos e seis mezes uma miseria esse presidente vagabundo não ganha mais nad aki no brasil mexer nas aposentadorias disgraçado

  11. Rosana Diz

    Esse décimo 14 fica só nessa enrola enrola essa miséria que.mundo e esse ..Esse auxílio miséria que saiu a ter ex presidiário recebeu…pessoas que nunca trabalhou também recebeu..E pessoas que realmente que trabalhava e ficou sem empregos não recebeu …Eu fui uma

  12. Dirson Procopiuk Diz

    Isso é uma vergonha.Os políticos roubam e daí descontam no povo.A maioria morrerá de velho e não conseguirá aposentar.Politicos sem vergonha.

  13. Alfredo caraça Diz

    É infelizmente sugaram tanto o INSS e agora nós pagamos a conta que é cara

  14. Adilson Diz

    Eles não tão falando nada das aposentadoria dos nossos idosos que já si foram com o vírus quanto esse governo arrecadou na hora de ganhar meu voto vou pensar muito as pessoas não estão conseguindo chegar aos 60 anos .

  15. carlos Diz

    Robin hood larapio roubam dos pobres para sustentar esses ladroes a cada ano que passa mais o trabalhar tem que pagar a conta desses governo corrupto

  16. Claudia Clemente de souza Diz

    O meu processo de aposentar já está em andamento.. Será que entro nesta lei..Claudia de B.H

  17. Cleide Diz

    Que mundo de miséria nós estamos vivendo

  18. Alexsandro Ferreira Rabelo Diz

    Comecei cedo a trabalhar e quando faltava 3 anos eu estava com muitos planos,agora falta 14 anos.Que transição correta.

  19. Alexsandro Ferreira Rabelo Diz

    Comecei cedo a trabalhar e quando faltava 3 anos eu estava com muitos planos,agora falta 14 anos isso é muito correto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?