Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Bolsonaro vai incluir TODAS as categorias no congelamento de salários

Jair Bolsonaro anunciou que vai aprovar o quanto antes o projeto de lei de socorro financeiro a estados e municípios.

Nesta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai aprovar o quanto antes o projeto de lei de socorro financeiro a estados e municípios. O presidente também informou que vai vetar o trecho do projeto que abre exceções para o congelamento de salários. Porém, vai publicar primeiro um decreto para chamar concursados da Polícia Rodoviária Federal.

“Estamos acertando pequenos ajustes que estão na iminência de serem solucionados”, informou o presidente durante reunião com governadores, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O projeto concede a unidades da federação um pacote de R$ 60 bilhões, dividido em cotas durante quatro meses. Em troca, as autoridades locais terão de congelar os salários no serviço público por um ano e meio. Entretanto, diversas categorias, com o apoio do governo, foram excluídas da suspensão de promoções pelo Congresso.

Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), escolhido como um dos três porta-vozes dos governadores, pediu que a primeira parcela seja paga até o dia 31 de maio, e que o presidente Bolsonaro  vetasse o trecho que possibilita a abertura de exceções para aumento salarial do funcionalismo.

“Essas despesas com pessoal, se tivermos 2020, 2021, vejo quase impossível dar qualquer aumento agora. A maioria dos governadores entende, a prerrogativa é do senhor, mas o veto deste artigo é fundamental”, afirmou o governador.

O porta-voz garantiu que o pedido é da maioria dos governadores, mas a posição sobre o reajuste não era unanimidade entre eles.

Senado havia deixado de fora do congelamento algumas categorias

Segundo o projeto aprovado no Senado Federal,  os seguintes servidores iriam ter reajuste salarial:

  • funcionários públicos da área da saúde;
  • funcionários públicos da área de segurança; militares das Forças Armadas;
  • servidores da Polícia Federal (PF);
  • servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • guardas municipais; trabalhadores da educação pública como os professores;
  • agentes socioeducativos;
  • profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários;
  • profissionais de assistência social;
  • servidores das carreiras periciais, como os peritos criminais.

No entanto, com a decisão do presidente Bolsonaro, todas as categorias, sem exceção, terão seus salários congelados.

Leia Também:

brasil 123  
33 Comentários
  1. Eduardo Jr Diz

    É uma punição severa, principalmente em relação aos profissionais da área da saúde que arriscam suas vidas todos os dias nos hospitais, tem que encarar essa barra pesada agora por causa do senhor BolsoMINTO. Enquanto isso, segue seus gastos estratosféricos com cartão corporativo (não faz parte de seu gordo salário) e distribui cargos para as víboras do centrão, com seu famigerado toma lá da cá e a velha política a todo vapor.

  2. Emanoel T. Batista Diz

    Pois é. É um absurdo vetar aumento de salário para o servidor público e deixar esses políticos com todas as suas mordomias. Acho que todos, sem exceção, teem que dar sua cota de sacrifício, e o político, além de não ter aumento nenhum, deveriam devolver todas as suas verbas extras, pois o salário deles já é mais do que suficiente.

    1. RODRIGO AUGUSTO PODEGURSKI Diz

      Esse está sendo o PIOR PRESIDENTE de todos os tempos…Sarney e Collor fariam melhor, nas mãos de qual incompetente caímos…

      1. MAURICIO DE SOUZA FERRAZ Diz

        Depende de que ângulo se olha! Sou aposentado e vejo o como melhor presidente de todos os tempos!

        1. Leticia Diz

          Se vc o ve^ dessa maneira, E’ por ter uma Visão Totalmente Distorcida da Realidade.

  3. Cristina Diz

    Sei que todos nós estamos a sofrer com as decisões deste despreparado mas,para maioria que votou nele é bem feito!

    1. Lucinete Diz

      Isso na realidade estamos pagando o emergencial. Quem deveria pagar são os políticos que ganham muito. Principalmente Deputados, Givernadores e o presidente
      Porque tiram deles?. Eu sabia que de alguma forma alguém iria pagar essa conta e possivelmente vão tochar na inflação.

  4. Lucivan Diz

    Meio mundo de dinheiro sendo ROUBADO com essa pandemia e a classe trabalhadora do funcionalismo público é quem vai pagar a conta. Mas ninguém fala em reduzir salário de políticos. Não é?

  5. Flavio Lima Diz

    Está correto a decisão. Todos comem e bebem e tem pagar as contas. Alguns profissionais devem agradecer a Deus que ainda tem seu emprego.

  6. Pedro Silva Diz

    deixar os servidores da saúde que estão há muito tempo sem reajuste é de uma covardia sem precedentes….votar em BolsoNero foi um erro…e podemos errar apenas uma vez….

  7. CECCONI Diz

    Salário congelado para os políticos também, bom para eles tanto faz ganham trinta mil livres.

    1. birani Diz

      Congelar salário pode mas congelar os preços abusivos nós supermercados não. Impeachment já….

      1. Edu Diz

        Fecha a boca.

  8. Avelino maximiliano Diz

    Eu me pergunto como deve estar a consciência de muitos que votaram nesse sujeito ? o certo e que no momento atual os profissionais da saúde deveriam ser beneficiados com abonos ate que volte tudo a normalidade .

    1. Cristina Diz

      Sei que todos nós estamos a sofrer com as decisões deste despreparado mas,para maioria que votou nele é bem feito!

    2. Wagner Diz

      A consciência está super tranquila! Ele está fazendo o que é certo! No governo FHC, fiquei 8 ANOS sem qualquer reajuste! 0% durante 8 anos só pq a esquerda odeia os militares!

  9. Marly Diz

    Esses vagabundos que congelem os salários deles ,pq o salário do servidores públicos de São Paulo já está sem aumento ah anos luzes , tem muitos e muitos servidores aqui em SP que o salário não passa de 1.200 reais um salário de fome beirando o salário mínimo …

    1. Teresinha Diz

      As eleições vem ai, votem de novo…isso ele queria há muito tempo, tava só procurando uma brecha.,.

  10. Maurício Diz

    Concordo com o presidente , mas a pergunta que não quer falar .Os políticos Vão abrir mão do fundo partidário, das suas benesses? Se sim OK. Se não mais uma sacanagem com o povo..

  11. Gilson verdad de lima Diz

    Bom congelar mesmo o salario de parasitas

    1. José Silva Diz

      Ta falando do cara que atenderia teus familiares com corona? Avisa ele na hora…

      1. Paulo Diz

        Gostaria que esses políticos mal condutas reduzisse também seus salários, até chegar ao salário mínimo, para sentir na pele a dor que a população sofre no dia a dia…lembrando que, dinheiro nesse país sempre tem excetuando para os pobres…

    2. Jerminio Diz

      Concordo congelar reajuste .agora vocês ficam reclamando porque não congela dos porque eles não tem culpa .culpado somos nós ter votado nesses ladrões. Vamos dar resposta na próxima eleição votar em branco ou então nulo.eu não entendo o Brasileiro vota de novo neles bando de chorões dei maior valor

  12. Alexandre Diz

    Ele já deu aos oficiais das forças armadas um reajuste salarial bem gordo….
    Os praças e as demais categorias que si exploda,com aumentos absurdos de descontos para praças e pencionistas….

    1. Claudia p Moura Diz

      acho que ele deveria diminuir o salário dos políticos também. Não somente dos servidores públicos.

  13. José de Siqueira Diz

    Concordo com Simone, os políticos não abriram mão de nada. Seus super-salários, suas benesses, nada foi tirado e além do mais o Fundo Partidário que não teve nenhuma participação de ajuda a pandemia ou seja, nenhum centavo. Enquanto isso, os funcionários públicos e federais é que pagam o pato.

  14. wilton Diz

    Congelar o que.??? Porque faz mais de 10 anos que a saúde não tem reajuste salarial, e quando tem é 0,000000000000000001%, muito menos reconhecimentos profissional, é necessário uma pandemia para assim sermos lembrados. Isso tudo é hipocrisia.
    Hipócritas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Claudinéia Holz Diz

      Até concordo com congelamento, desde q seja para todos começando pelos nossos políticos que ganham salários e auxílios absurdos. Muitos servidores públicos estão atolados em dívidas como pagamento de uma casa própria para sair do aluguel e o q ganham mal cobre o que tem q gastar com compra de medicamentos e ainda comprar muitas vezes seus materiais para desenvolver melhor o seu trabalho. #quesejaparatodos!

      1. Eder Sanches Diz

        Fiquem tranquilos o salário dos politícos também vai ser congelado…. Eles.vao aumentar o beneficio, vale-refeiçao, vale,-combustivel, vale-plano de saúde, aluguel, terno, escola dos filhos, etc… O salário vai congelar, mas tdo o que está acima vai sofrer aumento. E eles vao ficar falando que sao herois, que o salário.congelou, etc…

  15. Breno Arruda Diz

    Congelamento não é suficiente. Que tal reduzir os salários ridiculamente altos dos parlamentares e cortar seus benefícios. Por que eles precisam de auxílio combustível, auxílio paletó e auxílio moradia durante uma pandemia enquanto o número de desempregados só aumenta?

  16. Simone Diz

    Quanto veto,no congelamento,que seja para todos mesmo,essa reforma,acabe com mordomias,desses deputados com plano de saúde vitalício,pelo amor de Deus

    1. Luiz Diz

      Esqueceram que os trabalhadores privados, pagaram com o emprego, ou com corte do salário. E muitos vão passar anos na miséria, corta logo este aumento pra todo mundo mesmo, corta TB esse dinheiro ultilizado para propaganda em TV.

      1. Marcos Diz

        Congelar salário para quem está a anos sem receber aumento… Caso o corte também se dê no legislativo e no judiciário, além de suspensão das inúmeras mordomias dos políticos aí sim, vou fingir que acredito, pois sempre haverá alguém para superfaturar algo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?