Economia: preço do material escolar pode ter uma variação de 260% (entenda!)

Nestas horas é importante buscar por preços competitivos

O preço do material escolar dos filhos pode ter um peso considerável no orçamento familiar. São vários os itens adquiridos que deverão ser utilizados pelas crianças durante seu ano letivo. Dessa maneira, é importante economizar, pesquisar os preços dos produtos necessários antes de adquiri-los.

De acordo com um levantamento realizado pelo Procon de São Paulo, onde foram pesquisados cerca de 80 produtos diferentes que compõem o material escolar, os valores dos itens a serem adquiridos tiveram um aumento considerável em relação a 2022. Foi constatado uma alta média de 13,95%.

Em algumas lojas, de acordo com o Procon-SP, constatou-se um aumento exponencial de 260% sobre o preço dos itens comercializados para o material escolar. Dessa forma não há escapatória, é preciso pesquisar bastante. Vale ressaltar que algumas lojas cometem alguns abusos no início de ano, portanto, fique de olho!

Estas diferenças de preço se dão pela alta demanda em janeiro, visto que as famílias precisam comprar os produtos que compõem o material escolar. Felizmente, o órgão de defesa do consumidor produziu uma lista com o preço dos principais itens utilizados pelos jovens estudantes. 

Principais produtos

O núcleo de pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor foi o responsável pelo estudo de preços relativos ao material escolar este ano. O levantamento foi feito entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2022. Oito sites de lojas virtuais na internet foram pesquisados.    

O produto analisado, que apresentou a maior diferença nos preços negociados no comércio foi a caneta esferográfica com ponta de 1 mm, da marca Compactor. Pode-se encotnrar o item com preços distintos em lojas especializadas, que variam entre R$0,80 a R$2,90. Uma diferença enorme, de 262,5%.

A pesquisa apontou que houve uma alta de 13,95% no valor dos itens observados no levantamento, em relação a 2021. Esta alteração está acima da inflação, visto que, segundo o Índice de preços ao Consumidor de São Paulo (IPC-SP), que observa a variação no mercado do estado, ela foi de 7,35% no período.

O estudo comparou cerca de 80 itens predispostos, que compõem o material escolar. O órgão analisou produtos como apontador de lápis, caneta esferográfica, caderno, borracha, cola, régua, tesoura, entre outros. A lista com a comparação de todos os produtos está no site do Procon-SP.      

Dicas para economizar nas compras

1 – Reaproveite os materiais

No caso da criança estar em idade escolar há alguns anos, pode ser uma boa ideia aproveitar alguns materiais que sobraram do ano anterior. Possivelmente eles podem ser empregados no novo ano letivo. Pode-se aproveitá-los e economizar um pouco no início de 2023.

Podemos destacar alguns itens como régua, tesoura, cadernos com pouco uso, mochilas, livros, lápis de cor, e muito mais. Além disso, a família pode utilizar dessa estratégia, para conscientizar as crianças da necessidade de utilizar estes materiais com parcimônia, evitando um impacto ambiental.

2 – Compre os produtos essenciais 

Uma boa estratégia é ir à escola para saber quais os materiais certos para o início do ano letivo. É possível adquirir os produtos de acordo com o calendário do ano.  Se uma cola, por exemplo, tiver seu uso em uma aula no segundo trimestre do ano, pode ser uma boa ideia adquiri-la neste período.

Em síntese, pode-se economizar bastante no início do ano, comprando apenas o essencial, deixando os outros itens para um futuro próximo. Vale ressaltar que as lojas especializadas acabam por baratear o preço de seus produtos depois do período de compra do material escolar. 

3 – Faça uma pesquisa completa

Pesquisar os preços dos itens contidos no material escolar é essencial para garantir itens com valores mais baixos. Uma boa dica é ir a lojas presenciais e na internet, nos sites de e-commerce. Como visto anteriormente, há uma grande variação de preços que deve ser observada, de modo a gerar uma grande economia.

Economistas recomendam que se pesquise no mínimo três lojas antes de ir às compras. Dessa forma, têm-se uma noção maior do preço médio de mercado. É um meio de saber com certeza se um produto está mais caro ou barato. Portanto, pesquisar em diversos comércios pode garantir uma boa economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.