Economia é considerada ruim ou péssima pela maioria

Uma pesquisa revelou que 70% dos brasileiros consideram que a economia está ruim ou péssima, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Outra dado que chama atenção é que para 80% essa está entre a pior crise econômica que o país já passou.

Os resultados dão conta que, pensando nos últimos 6 meses:

  • 56% acha que a economia piorou
  • 22% acha que a economia melhorou

Já em relação ao futuro, o resultado é o seguinte:

  • 34% acreditam num bom resultado (sendo 27%  que a economia vai melhores um pouco ou muito, 7%);
  • 27% acreditam que a economia não deve mudar muito;
  • 32% acreditam que a economia vai piorar – um pouco (15%) ou muito (17%).

Economia e investimentos

Analistas da economia observam que, para enfrentar a crise econômica, algumas atitudes são necessárias e já foram observadas em outros países.

“Um olhar atento e qualificado para o cenário internacional mostra que os países que conseguiram melhor enfrentar a crise econômica gerada pela pandemia foram aqueles que contam com uma indústria forte. A solução para reverter a situação em que o Brasil se encontra passa, necessariamente, pelo investimento em inovação e pela aprovação de reformas estruturantes que melhorem o ambiente de negócios no país. Esse é o caminho para gerar emprego e renda”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, de acordo com informações do portal Metrópoles.

Inflação

Os resultados da pesquisa em relação a economia não são a toa, tem relação com a inflação sentida no dia a dia pelos brasileiros, seja no preço dos alimentos, nas contas de consumo, como a de energia elétrica que aumentou significantemente, ou na gasolina e no gás de cozinha.

A inflação chegou atingir 10,67% em 12 meses, o que levou também o aumento dos juros, que deve ser sentido nos próximos meses. Neste cenário, os brasileiros também afirmaram o que esperam da inflação:

 

  • 29% acredita que a inflação vai subir muito;
  • 25% acredita que a inflação vai subir pouco;

Além disso, 74% afirmou que foi obrigado a reduzir seus gastos, sendo que 58%  a diminuição foi muito grande (20%) ou grande (38%). Em algumas famílias o gás de cozinha inclusive precisou ser substituído, em outras até a alimentação foi prejudicada, neste cenário o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 começou hoje – veja aqui o calendário completo.

Você pode também clicar aqui e entender se você é considerado “baixa renda” ou não. Os valores que você ganham podem estar dentro dos requisitos para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.