Economia: conceitos básicos

Entenda os conceitos básicos da economia, bem como, a lei da oferta e da procura. Confira os detalhes!

Economia como um conceito

Um dos conceitos mais aceitos sobre a definição de economia, é o conceito de Lionel Charles Robbins, Barão Robbins (1898 – 1984), que definiu que  “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.”

O que é microeconomia?

A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente.

Sendo assim, é o estudo que analisa o comportamento das famílias, empresas, consumidores etc.

Dessa forma,  essas análises servem de base para que decisões sejam tomadas no que diz respeito aos preços, recursos, bens e serviços. 

Macroeconomia

A macroeconomia é um ramo da economia que mede por meios estatísticos, observa e tira conclusões em larga escala sobre fenômenos econômicos.

Sendo assim, a macroeconomia permite analisar relações entre elementos de forma nacional e/ou global. Sendo esses elementos: renda, taxas de juros, nível de desemprego, inadimplência etc. 

Agentes econômicos 

  Agente econômico é toda e qualquer entidade que exerce alguma influência na economia, seja de forma direta ou indireta. Dessa forma, em uma economia capitalista, os agentes econômicos são: famílias, empresas, mercado, Estado e o mundo. Nenhum agente econômico consegue se desenvolver sozinho, por isso, todos os agentes econômicos interagem entre si em uma relação de interdependência, apesar de suas diferentes funções.

Confira os fatores de produção e suas respectivas remunerações

Fator de produção e remuneração 

  • Capacidade Empresarial –  Lucros
  • Capacidade Tecnológica – Royalties e direitos sobre patentes
  • Mão-de-obra –  Salários
  • Capital financeiro – Juros
  • Recursos naturais e máquinas –  Aluguéis 

Oferta e demanda 

De forma sucinta, a oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra, ou seja, o quanto pode ser ofertado ao consumidor. 

Por outro lado, a demanda, se refere a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Sendo assim, se refere a procura por um produto ou serviço.

Lei da oferta e da procura 

A lei da procura afirma que quanto maior for o preço de um bem ou serviço, menor será sua demanda.

Sendo assim, os bens que com maior custo não são vendidos em grandes quantidades. Por outro lado, se o preço diminui, a demanda cresce.

Por isso, a economia precisa equilibrar o consumo entre a oferta e a demanda. Sendo assim, o consumo que você faz na sua rotina, impacta diretamente na lei da oferta e da procura. 

Certamente, é fundamental que você faça o planejamento de suas finanças pessoais para consumir de maneira que seja viável para a sua situação financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.