Economia: como organizar uma pequena empresa

Aumente a eficiência do seu negócio com pequenos passos em busca de seus objetivos

Atualmente houve um grande aumento no número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Cerca de 4 milhões de pequenos negócios foram abertos no ano passado. Ademais, estima-se que 69% das empresas ativas no país são pequenos empreendimentos.

São várias as possibilidades de negócios, no entanto, não é fácil gerir uma empresa. É preciso organizá-la de uma maneira eficiente, possibilitando um aumento dos lucros e uma maior participação no mercado. Todavia, é preciso criar procedimentos e sistemas relativos a toda a configuração empresarial, de forma a aumentar a sua eficiência e produtividade.

Deve-se observar os aspectos e características do negócio que precisam de um aprimoramento, de forma a aumentar o número de consumidores e obter um maior ganho. Aliás, o empreendedor que deseja ter um negócio de sucesso deve pensar em formas de tornar sua empresa melhor estruturada.

A princípio, montar um negócio não é uma tarefa fácil, é preciso organizar as suas finanças, aprimorar os processos e atividades no dia a dia, contar com colaboradores, conversar com clientes e fornecedores e fazer um planejamento financeiro. Vejamos abaixo alguns meios de se organizar uma pequena empresa:

1 – Tenha um controle sobre papéis e documentos

Ter muitos documentos importantes em papel pode desorganizar a sua empresa. Atualmente muitos negócios apostam na digitalização de arquivos, de forma a estruturar melhor as operações no dia a dia corporativo. Analogamente, caso tenha uma quantidade grande de pastas e papéis, faça uma limpeza selecionando apenas o essencial.

2 – Utilize apenas os aplicativos necessários 

É comum a utilização de ferramentas digitais no dia a dia de trabalho. Porém, com o tempo, alguns aplicativos se tornam desnecessários. Uma boa dica é contar com os apps mais importantes e deletar os supérfluos de seu sistema. É uma boa forma de organizar a rede de computadores da empresa e aumentar o espaço de armazenamento.

3 – Organize os computadores da empresa 

Nada pior do que procurar um arquivo importante em seu computador e esbarrar em inúmeros documentos que abarrotam o HD sem nenhuma utilidade. Faça uma limpeza e deixe o mais importante organizado de uma forma que fique mais fácil encontrá-los em um curto espaço de tempo.

4 – Identifique os problemas

Antecipadamente, observe qual o setor do empreendimento que necessita de maiores cuidados relativos à sua organização. Dessa maneira, veja se a empresa está cumprindo os prazos com seus fornecedores e clientes, se há conflitos relativos aos colaboradores, se há um planejamento estratégico, e se os pagamentos estão sendo feitos em dia.

5 – Estabeleça objetivos a serem alcançados  

Uma empresa bem organizada deve possuir objetivos e metas a serem alcançados. Do mesmo modo, é preciso ser claro e estabelecer prioridades e modos de atuação, em busca de um maior desenvolvimento do negócio. Coloque no papel aonde deseja chegar e os passos necessários para levar seu empreendimento rumo ao sucesso.

6 – Faça avaliações constantes

Qualquer que seja o tamanho da empresa, é preciso observar como andam os processos e operações para que tudo ocorra sem maiores problemas. É preciso avaliar se as estratégias estão funcionando. Desse modo, o gestor pode mudar a direção dos negócios, em busca de uma operação mais lucrativa.

7 – Gestão de processos  

Para que a empresa fique organizada, é preciso entender como funciona toda a sua gestão, e os processos necessários para que ela entre em funcionamento. Deve-se mapear os procedimentos e observar o que funciona ou não. É preciso ter uma visão ampla do negócio, entendendo como cada área funciona.

8 – Controle suas finanças

O controle das finanças é fundamental para a organização do empreendimento. Desse modo, é preciso levar em conta todos os gastos com a empresa, reduzir despesas e aumentar o retorno financeiro do negócio. Outra dica é precificar corretamente os produtos e serviços de modo a obter um maior lucro.

9 – Comunique-se melhor

A comunicação do gestor deve ser assertiva não só com os clientes, mas também com os colaboradores e fornecedores. Em síntese, não fique preso apenas às estratégias de marketing, a comunicação interna deve ser clara e objetiva. É preciso que todas as áreas da empresa estejam alinhadas com o objetivo do negócio.

10 – Planeja as mudanças necessárias

Para se organizar a empresa é preciso ter em mente quais são os problemas e planejar o que tem que ser feito para mudar o modelo de gestão. Em suma, é uma maneira de estabelecer prioridades e otimizar o gerenciamento do negócio. Coloque tudo no papel, inclusive as soluções que devem ser postas em prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.