Uma operação de câmbio é a troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Sendo assim, quando um brasileiro vai viajar ao exterior e adquire dinheiro para usar no seu destino – por exemplo, o dólar, no caso dos Estados Unidos, e o iene, no caso do Japão, essa aquisição é uma operação de câmbio, exemplifica o Banco Central do Brasil (BCB).
Da mesma forma, importadores brasileiros realizam operações de câmbio para trocar reais pela moeda do seu parceiro comercial a fim de pagar pelos itens que adquiriram.
De forma sucinta, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira, conforme definição do Banco Central do Brasil (BCB).
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), essas trocas de moedas acontecem no mercado de câmbio. Nele, turistas, comerciantes, empresas e instituições financeiras compram e vendem moedas estrangeiras (divisas) sob a regulação e supervisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BCB).
Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), as operações de câmbio mais comuns são: câmbio para turismo, remessas pessoais e importação e exportação.
De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), qualquer pessoa que vai viajar para o exterior pode comprar moeda do país estrangeiro. Além de dinheiro em espécie, o viajante pode comprar moeda estrangeira também em outras formas, como cartões pré-pagos. Sendo assim, o interessado só precisa se certificar que está comprando de uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB).
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que as pessoas podem também receber e enviar dinheiro para o exterior por meio de operações no mercado de câmbio, com participação de instituições autorizadas.
De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a empresa que faz transações comerciais com outros países conta com diversas maneiras para receber pelos seus produtos e serviços vendidos e para pagar seus compromissos.
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que a atualização da regulamentação do mercado de câmbio é uma inovação importante para a economia de forma abrangente.
Conforme informações oficiais, a regulamentação do mercado de câmbio foi aprimorada, considerando as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio relacionados a pagamentos e transferências internacionais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).