É possível agendar prova teórica CNH online pelo site do Detran? Saiba

O serviço está disponível em todas as cidades do Estado de São Paulo

Muitos não sabem, mas os alunos de autoescolas que estão se preparando para obter sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem agendar a prova teórica pelo site do Departamento Estadual de Trânsito. Até então, o agendamento era feito em uma unidade do órgão pela autoescola ou pelo próprio candidato.

O serviço está disponível em todas as cidades do Estado de São Paulo. Ao finalizar as aulas teóricas na autoescola, o candidato à CNH pode acessar o portal detran.sp.gov.br e escolher dia e horário para agendar a avaliação teórica. Trata-se do 43º serviço online oferecido pelo Detran.SP.

“O agendamento online pelo portal do Detran de São Paulo representa mais autonomia e ganho de tempo ao cidadão, além de desafogar o movimento nas unidades de atendimento”, ressalta o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP, Jânio Loiola.

O serviço é gratuito e estará disponível após a autoescola emitir o certificado de conclusão do curso teórico. É preciso pagar apenas a taxa da prova de R$ 36,48 no internet banking ou nos caixas eletrônicos das agências bancárias pelo número do CPF.

O portal do Detran.SP também permite fazer o cancelamento e o reagendamento da prova sem custo adicional. Em caso de reprovação, é preciso esperar 15 dias para fazer novo agendamento, após pagar nova taxa de exame teórico.

Confira o passo a passo do serviço:

  1. Após a autoescola emitir o certificado de conclusão do curso teórico, pague a taxa de R$ 36,48 na rede bancária ou via internet banking pelo número do CPF;
  2. Faça login no portal detran.sp.gov.br e acesse “Agendamento” > “Agende seu exame teórico” na área de Serviços Online, no topo da página inicial;
  3. No dia marcado, vá até a unidade do Detran.SP e faça a prova.

Outros serviços eletrônicos

No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 43 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.