É falso que Governo já abriu novas vagas para entrada no Auxílio Brasil

Circula pelas redes sociais uma informação falsa que afirma que o Governo já abriu novas vagas para o Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu novo Auxílio Brasil ainda na semana passada. De lá até aqui, cinco grupos já receberam esses primeiros montantes. Outros três recebem ainda no decorrer desta semana. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família.

Está circulando pela internet uma informação falsa que diz que o Governo já abriu as inscrições e já está selecionando as novas vagas para o Auxílio Brasil. Isso não é verdade. Não existe, pelo menos até aqui, nenhuma espécie de link que direcione os cidadãos para uma espécie de lista do novo programa social.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil está sendo pago neste mês apenas para as pessoas que estavam dentro do Bolsa Família até o último mês de outubro. E até agora, apenas esses 14,5 milhões de brasileiros estão conseguindo receber esse benefício. Ninguém mais entrou.

Isso quer dizer portanto que não há nenhuma espécie de link oficial do Governo Federal que esteja direcionando as pessoas para uma possível inscrição no novo programa. Ao ver alguém compartilhando isso, é muito importante não clicar na notícia. Isso porque há uma chance de ser um golpe.

De acordo com informações da Polícia Federal (PF), bandidos costumam se aproveitar de momentos como estes para tentar enganar as pessoas. Eles sabem que boa parte dos usuários estão desesperados para entrar em programas sociais e boa parte deles acaba caindo nessa história.

Como evitar

De acordo com a Polícia Federal é humanamente impossível se livrar de todos os riscos de sofrer um golpe. De qualquer forma, existem medidas que todo mundo pode tomar para evitar passar por essas situações mais graves.

Uma delas, por exemplo, é justamente evitar clicar em links. Mesmo que essas fontes sejam enviadas por amigos, familiares ou pessoas de confiança. A regra geral é desconfiar antes de ir para essas páginas.

Outra dica é desconfiar de projetos que são muito vantajosos. Normalmente os criminosos avisam que existem auxílios com valores muito altos para uma grande quantidade de pessoas. Eles também costumam dizer que as vagas estão acabando.

Auxílio Brasil: o que é verdade

O que é verdade no Auxílio Brasil é que os pagamentos do programa começaram ainda na semana passada. Como dito, apenas os usuários que estavam no Bolsa Família é que estão podendo receber o benefício neste primeiro momento.

Mais vagas serão abertas? Sim. Mas isso só vai acontecer a partir do próximo mês de dezembro. Em se aprovando a PEC dos Precatórios no Congresso, a ideia é inserir mais 2,4 milhões de brasileiros no benefício.

Mas eles não disponibilizarão nenhum link para inscrição. Como se sabe, aliás, o fato é que o Governo Federal vai usar os dados do Cadúnico para decidir quem são esses novos usuários, ou seja, nada de inscrição pela internet.

Também é verdade que o Auxílio Brasil deve ter um aumento até o fim do próximo ano. Isso ainda pode mudar. Mas no momento, o que se sabe mesmo é que o o valor de R$ 400 vale apenas até depois das eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.