Dúvidas de português: “aberto” ou “abrido”?

Algumas palavras da Língua Portuguesa geram dúvidas quanto ao seu uso. Desse modo, é comum que as pessoas cometam alguns equívocos no uso oral ou escrito de alguns vocábulos. Uma das dúvidas mais comuns que aparecem entre os falante é o uso de uma das formas do verbo abrir.

“Aberto” ou “abrido”: qual é a forma correta?

Muitas pessoas confundem as formas e ficam em dúvida sobre qual é a forma correta do verbo a usar em determinados contextos, se aberto ou abrido. Essa é uma questão que toca em um ponto que costuma confundir os falantes quanto ao uso de outros verbos: o particípio.

O particípio é uma das formas nominais do verbo e pode ser regular ou irregular.  A terminação do particípio regular se dá em “-ado” ou “-ido” (andadocomidobeijadomoído, etc). Já o particípio irregular costuma ser formado pelo radical do verbo com a terminação em “-to” e “-so” (escritoditopostocoberto, etc). No caso dos verbos abundantes, há duas formas de particípio, uma forma com a terminação irregular e outra com a terminação regular. 

No entanto, o verbo abrir não é um dos verbos abundantes, possui apenas uma forma para o particípio e esta é irregular, com a terminação “-to”. Portanto, a forma correta é aberto. A forma abrido é incorreta e deve ser evitada, principalmente em contextos que exigem o uso da norma-padrão.

  • Eu deveria ter aberto as janelas. (uso correto)
  • Eu deveria ter abrido as janelas. (uso incorreto)

Algumas pessoas afirmam que a palavra abrido já fez parte língua, tendo caído em desuso e deixando de ser aceita pela norma-padrão. No entanto, não há indícios que comprovem tal teoria. Gramáticos renomados como Evanildo Bechara, Celso Cunha e Lindley Cintra, por outro lado, afirmam que o particípio do verbo abrir é irregular e que jamais teve uma forma terminada em -ido.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.