Dunas: Tópicos relevantes para estudar
As Dunas são ecossistemas formados por grãos de areia que acabam se desenvolvendo principalmente por conta das ações dos ventos, formando montes ou montanhas em variados tamanhos e formas.
A saber, trata-se de uma extensa barreira natural que ajuda a impedir o avanço do mar e a entrada de água salgada nos lençóis freáticos.
Ademais, as dunas corroboram na proteção de áreas próximas contra o processo de erosão.
Além disso, pode-se encontrar dunas nos desertos e áreas litorâneas, contudo, algumas são formadas devido os processos de erosão das rochas dentro dos continentes e em grande parte próximos do leito dos rios.
Entender um pouco mais sobre as dunas poderá ajudá-lo em questões de vestibulares e do Enem, Por isso, acompanhe o artigo e conheça mais sobre o assunto!
Formação das dunas
As dunas formam-se por meio de um processo decorrente das ações dos ventos e do mar. Em grande parte desenvolvem-se em locais com baixa pluviosidade, expandindo-se de devagar e gradativamente.
Dentre os principais elementos das dunas podemos destacar principalmente a sílica, magnetita e quartzo. Por isso, pode-se encontrar dunas com diversas cores.
Por meio do acúmulo excessivo de areia ela surge através dos fortes e constantes ventos em uma determinada direção, assim como pelas ações provenientes das marés altas que carregam muita areia e não a levam de volta.
A saber, para que elas se desenvolvam é preciso um território com baixa vegetação e com presença de barreiras que aos poucos vão constituindo montes de areia.
Além disso, dependendo da variação que o vento se encontra, a paisagem pode alterar-se ao longo do tempo. Desse modo, pode-se dizer que as dunas são ecossistemas em constantes transformações.
Ou seja, elas podem ter sua forma alterada, se deslocarem ou até mesmo diminuírem ou aumentarem. Posteriormente ao processo de transformação, elas formam picos, onde é possível notar para qual direção os ventos estavam quando elas se formaram.
Tipos de Dunas
Classifica-se as dunas em três tipos:
- Estacionárias: Dunas fixas ou estáveis
- Migratórias: Mudam de local devido os fortes ventos
- Fósseis: Formada por fragmentos pré-históricos
Além disso, elas podem possuir as seguintes formas:
- Linear: Formam longas linhas contínuas
- Crescente: Possuem formato de meia lua e são largas
- Parabólica: Possuem formato de “U”
- Estrela: Crescem de maneira vertical
- Domo: Dunas com formato oval e baixa altura
Ademais, podemos dizer que as dunas possuem uma fauna e flora compatíveis com o ambiente de baixa umidade e salinidade.
Por isso, nos locais contemplados por dunas pode-se encontrar principalmente insetos e roedores.
Já a vegetação em grande parte é formada por gramíneas, plantas rasteiras e de baixo porte.
Vale destacar que as dunas estão presentes em diversos locais do globo, no território brasileiro elas estão presentes sobretudo em áreas litorâneas, podemos destacar algumas delas:
- Lençóis Maranhenses
- Jericoacoara,
- Natal,
- Areia Branca,
- Itaúnas
- Entre outras
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Deserto do Saara: Conheça suas características.