Como driblar a crise e fazer seu negócio vender mais

Confira dicas cruciais para ter sucesso

Muitos estudiosos dizem que o problema das crises mundiais não é a crise em si, mas, sim, a forma com que as pessoas lidam com ela. Mas, será mesmo? É bem verdade que ela sempre existiu e, muito provavelmente, sempre existirá. Por isso hoje falaremos sobre como driblar a crise e fazer seu negócio vender mais. 

Se olharmos um pouco para história, vamos confirmar o que foi dito logo acima. No entanto, a forma como se lida com essas crises, é o que faz toda diferença. Principalmente quando estamos falando de negócios. Em todas as crises, existe quem quebra e há quem aumenta assustadoramente o faturamento.

Assim, vamos ver abaixo, alguns pontos que determinam o sucesso de quem passa pela crise, sem ser negativamente afetado por ela.

Driblar a crise e fazer seu negócio vender mais -- Reprodução Canva
Driblar a crise e fazer seu negócio vender mais — Reprodução Canva

Entendendo como driblar a crise e fazer seu negócio vender mais

Sim, existem várias formas de driblar a crise e fazer seu negócio vender mais. Mas, sem dúvida alguma, a principal delas é entender bem o próprio negócio. Saber qual é o seu propósito, o que ele entrega ao cliente, o que ele gera de bom na vida daquela pessoa e, acima de tudo, qual é o impacto desse negócio no mercado e que patamares ele pode alcançar.

Assim, é fundamental entender melhor porque esse negócio existe, em que lugar ele está e onde pode chegar. Pode-se buscar alguns mecanismos necessários para driblar a crise e fazer o negócio vender mais, então, vamos trazer abaixo algumas dicas infalíveis:

Plano de negócios 

Seu empreendimento tem um bom plano de negócios? Essa é uma das ferramentas mais importantes para qualquer negócio que deseja ter sucesso.

Isso porque, ele precisa estar bem estruturado, claro e alinhado com o propósito do negócio. Mas, pode ser feito a qualquer momento. Por isso, se ainda não tem, não há problema, pois poderá fazê-lo e já colocar em prática. 

É essencial situar o momento do negócio, saber onde o negócio está e onde almeja chegar. Partindo disso, elabora-se uma trilha, com todo arsenal de ferramentas e estratégias, para se alcançar o objetivo principal, que é o sucesso do empreendimento. 

No momento da crise, o plano de negócios pode ser elaborado, revisto ou ajustado, para melhor atender as demandas. Porém, ele sempre será a base do planejamento de qualquer negócio, por isso é tão importante.

Planejamento estratégico

Tendo feito um bom plano de negócios, agora é hora de fazer todo o planejamento estratégico para alavancar os resultados, driblar as crises e fazer o negócio crescer.

Nesse planejamento estratégico, é preciso olhar atentamente todos os pontos que podem interferir de alguma forma no bom andamento das atividades, tais como: planejamento financeiro, estratégia de marketing e vendas, atendimento e pós-venda, qualidade dos produtos e/ou serviços ofertados, inovação e etc.. Outros podem ser bem específicos de cada nicho ou segmento de negócio, mas, em geral, os que citamos são os principais.

Inovação 

Esse é um conceito essencial para todo empreendimento que deseja ter sucesso e driblar qualquer crise. Inovação, nada mais é do que oferecer com excelência, aquilo que o cliente busca, o que atende o público de uma forma que ele fique totalmente satisfeito e passe de cliente a fã do negócio.

Assim, esse é um ponto que precisa ser visto com bastante atenção. Acompanhar todo o trajeto do cliente, desde o momento de primeiro contato com a marca, até a pós venda, entender o que poderia agregar, melhorar ou facilitar a experiência desse cliente nessas etapas, faz toda a diferença.

Foque na melhor experiência para o cliente, assim, ele sempre retornará e trará novos clientes. Depois de ter toda essa jornada do cliente bem registrada e analisada, fica mais fácil montar as melhores estratégias de vendas e captação de novos clientes.

Marketing digital

O uso das plataformas digitais é uma realidade que todo negócio precisa acompanhar. A velocidade com que as novidades chegam é imensurável e precisa ser acompanhada pelo empreendedor. 

A empresa precisa ser vista para que seja lembrada, então, o planejamento estratégico de marketing precisa estar bem estruturado e com objetivos claros: atrair clientes, torná-los fãs e fazer dele um multiplicador de novos clientes. 

Dicas que para colocar em prática para driblar a crise e vender mais

Confira, por fim, algumas ideias interessantes para estar atento e aplicar no seu negócio:

  • Organizar bem o financeiro: registrar diariamente entradas e saídas, consultar reserva de emergência e verba para investimentos;
  • Olhar atentamente o estoque: pois, sem movimentação significa dinheiro parado. pode se tornar prejuízo ao longo do período. Depois disso, pode-se ver a possibilidade de liquidações e/ou promoções casadinhas, para desencalhar o estoque parado e gerar fluxo de clientes;
  • Ficar sempre atento às novidades do setor é um diferencial, tendo em vista, que o consumidor está cada dia mais exigente e em busca de novidades;
  • Ver o posicionamento da empresa nas mídias sociais;
  • Conversar com alguns clientes e entenda como está sendo o relacionamento com eles. Assim é fácil saber o que oferecer. É isso que faz o cliente comprar no estabelecimento A e não no estabelecimento B, é tudo isso que faz vender mais em momentos de crise.

Com todas essas dicas vai ser muito mais fácil ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.