Dólar SOBE em dia de divulgação do PIB dos EUA; Veja cotação da moeda

O dólar voltou a subir no país. A cotação da moeda norte-americana avançou na sessão desta quarta-feira (29), com os investidores repercutindo a divulgação da prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. No âmbito nacional, o principal dado econômico foi a divulgação do IGP-M, considerado a inflação do aluguel.

No pregão de hoje, o dólar subiu 0,32% e encerrou o dia cotado a R$ 4,8875. Embora tenha avançado na sessão, a moeda americana segue acumulando queda na semana (-0,22%), resultado provocado pelo recuo observado na véspera (28), quando a divisa recuou 0,56%.

Em novembro, o dólar acumula uma queda firme de 3,04%. O resultado sucede as altas de agosto (4,68%)setembro (1,55%) e outubro (0,28%), e mostra que a desaceleração observada nos últimos meses culminou na queda em novembro, ao menos até agora.

Já no acumulado de 2023, a divisa tem um recuo ainda mais intenso, de 7,40% no ano. Inclusive, a queda anual chegou a atingir 11% em julho, mas as preocupações com o exterior impulsionaram o dólar nos últimos meses. Assim reduziu boa parte das perdas acumuladas nos meses anteriores.

PIB dos EUA sobe mais que o esperado

Em resumo, os dados prévios do PIB dos EUA surpreenderam o mercado ao indicarem uma alta de 5,2% no terceiro trimestre deste ano. O resultado superou as projeções do mercado, que esperava uma alta de 4,9% entre julho e setembro.

Esse crescimento significativo da economia norte-americana reflete a recuperação da atividade do país. Isso é um sinal positivo, pois mostra que a maior economia do mundo está crescendo fortemente. No entanto, esse avanço não foi apenas comemorado pelo mercado.

Na verdade, a alta expressiva também causou certa apreensão nos investidores, que temem o avanço dos juros no país. A saber, o principal objetivo dos juros elevados é reduzir o poder de compra do consumidor para desaquecer a demanda e, assim, esfriar a economia. Dessa forma, a inflação perde força, já que a demanda se retrai.

Em outras palavras, quanto mais forte estiver a economia norte-americana, mais alta tende a ficar a inflação, pois indica maior poder de compra dos consumidores. Entretanto, como o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, tem a missão de controlar a inflação no país, a entidade pode manter os juros elevados para que a taxa inflacionária não suba mais do que deveria.

PIB dos EUA sobe mais que o esperado no 3º trimestre e dado impulsiona dólar
PIB dos EUA sobe mais que o esperado no 3º trimestre e dado impulsiona dólar. Imagem: Pixabay.

Juros podem começar a cair nos EUA

Embora os dados do PIB norte-americano preocupem, os investidores também estão atentos aos dirigentes do Federal Reserve. Na véspera (28), o diretor do Fed, Christopher Waller, disse que qualquer redução dos juros no país não teria “nada a ver com a tentativa de salvar a economia ou a recessão”.

De acordo com ele, um eventual corte na taxa de juros acontecerá com o objetivo de impedir que a política monetária dos EUA fique excessivamente contracionista, ainda mais com a desaceleração da inflação no país.

“Se observarmos que a desinflação continua por mais alguns meses — não sei quanto tempo pode ser, três meses, quatro meses, cinco meses — você poderia então começar a reduzir a taxa básica só porque a inflação está mais baixa”, disse Waller ao think tank American Enterprise Institute.

Ainda assim, o diretor do Fed ressaltou que a taxa inflacionária nos EUA continua muito elevada. Portanto, ele afirmou que “é muito cedo para dizer se a desaceleração será sustentada”. Ao mesmo tempo, “há uma incerteza significativa sobre o ritmo da atividade futura”, que torna a situação ainda mais incerta, segundo ele.

Juros nos EUA estão no maior nível das últimas décadas

No início de novembro, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, decidiu manter a taxa de referência dos juros inalterada no país, no intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano. A decisão veio em linha com as estimativas do mercado, e os analistas acreditam que o Fed manterá os juros estáveis até meados de 2024, quando começará a reduzir a taxa no país.

A saber, a taxa de juros nos EUA está no nível mais elevado em mais de duas décadas. Mesmo que o Fed venha mantendo a taxa estável nos últimos encontros, isso não é totalmente positivo para a população, já que o patamar continua muito elevado nos EUA, afetando a atividade econômica do país.

Os especialistas entendem que o Fed está bastante dependente dos dados para tomar qualquer decisão. Por isso, as declarações de Christopher Waller animaram o mercado na véspera (28). Contudo, os dados do PIB dos  EUA, mais fortes que o esperado, impulsionaram a moeda americana, que fechou o dia em alta.

Inflação do aluguel acelera em novembro

Nesta quarta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) revelou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como inflação do aluguel, subiu 0,59% em novembro.

O avanço é o terceiro mês consecutivo e mostra que as pessoas que vivem de aluguel estão precisando pagar mais caro pela locação de imóveis. Aliás, a variação de novembro foi mais forte que a de outubro (0,50%) e a de setembro (0,37%) e mostra que a inflação medida pelo IGP-M segue acelerando no país.

Embora os preços tenham subido pelo terceiro mês seguido, o índice acumula uma queda de 3,89% em 2023 e de 3,46% nos últimos 12 meses. Isso quer dizer que os preços de locação de imóveis estão mais baratos neste ano, na comparação com 2022, ao menos no geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.