Dólar Blue: Atenção aos riscos para quem for viajar

Veja os riscos do Dólar Blue

Está pensando em viajar para a Argentina? Então, fique atento ao Dólar Blue e evite esse tipo de cotação, porque é ilegal no país e pode fazer com que você sofra penalizações e até mesmo vá para a cadeia.

Para entender o cenário, a Argentina tem enfrentado uma grande crise econômica no país. Dessa forma, o peso, que é a moeda nacional, está com a cotação mais baixa. Por isso, os turistas acabam buscando o país como destino de suas viagens.

Ao entrar no país será preciso fazer a conversão da sua moeda e pode ser que ofereçam o dólar blue. Mas, é essencial que saiba que ele não é oficial como o dólar comercial e o dólar turismo.

O que é o Dólar Blue? 

Como há uma grande demanda por dólares na Argentina, cotações paralelas à oficial surgiram. Então, dentre essas alternativas, a mais conhecida é o dólar blue, que não está sob a fiscalização do Banco Central do país.

Ressaltamos que é uma operação ilegal, mas em todo o país você encontra cambistas operando essa moeda. Seja nas ruas, hotéis ou outras lojas, é muito fácil ter acesso ao  Dólar Blue.

Afinal, quais os riscos de comprar o Dólar Blue?

Só de saber que esse tipo de Dólar é ilegal os turistas deveriam evitar a compra. Porém, alguns ainda insistem por encontrar benefícios, como a taxa de câmbio ser mais vantajosa em relação ao dólar tradicional.

O turista que optar pelo Dólar Blue deve estar consciente dos riscos que está enfrentando, como a possibilidade de receber notas falsas. Dessa forma, fica impossibilitado de usar o valor para compras e serviços e não tem respaldo legal.

Outro ponto de atenção é que geralmente o valor negociado nesta transações está relacionado as atividades ilícitas, por exemplo, a lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e comércio ilegal de drogas e armas. Isso porque, é fácil esse dinheiro entrar na economia sem deixar qualquer tipo de rastro e impedir que identifiquem a origem.

Não se esqueça que é uma transição ilegal

Dentre todos os riscos que os turistas enfrentam o principal é poder ser preso. Afinal, estão participando de uma transação ilegal no país. Portanto, se você for flagrado realizando esse tipo de operação pode sofrer diversos tipos de sanções e até mesmo a prisão.

É indispensável que os turistas busquem sempre operações legais e seguras para fazer o câmbio do dinheiro. Dessa forma, terão uma estadia mais tranquila no país e sem correr o risco de sanções.

Caso ainda não esteja convencido sobre os riscos oferecidos pelo Dólar Blue, veja mais alguns pontos que o tornam ilegal na Argentina:

  • Não é regulamentado: este tipo de cotação não segue nenhuma regulamentação do país e nem é fiscalizado pelo Banco Central e as demais autoridades monetárias do país. Ou seja, não atendem nenhum das regras estabelecidas pelo governo;
  • Atividade ilícitas: o Dólar Blue está diretamente associado com atividades ilegais, como sonegação fiscal, comércio ilegal de drogas e armas, lavagem de dinheiro, entre outras. Isso porque, é difícil rastrear a sua origem;
  • Impacta negativamente a economia: todo esse mercado paralelo tem um impacto negativo na economia da Argentina, porque as transações não contribuem para a formação das reservas internacionais. Portanto, dificultam o controle das variações cambiais e prejudicam a estabilidade financeira;
  • Promove a desestabilização monetária: afinal, a existência de um mercado paralelo de dólar no país pode provocar a desestabilização do câmbio oficial. Dessa forma, prejudicando a política monetária do país e dificultando o controle da inflação e a gestão da moeda como um todo.

Por todos os pontos levantados, é essencial que os turistas fiquem atentos antes de sua viagem para não colaborarem com este mercado ilegal e serem prejudicados em um momento que deveria ser de diversão.

Dicas para fugir do Dólar Blue

Se é a primeira vez que está viajando para a Argentina e quer fugir de problemas como o Dólar Blue, é interessante contar com o apoio de empresas especializadas nesses tipos de serviço. Ou seja, agências de turismo.

Caso queira cuidar de todas as etapas de sua viagem, não esqueça de buscar uma empresa de câmbio confiável e certifique-se que está regulamentada. Assim, evita que caia em golpes ou que seja flagrado em situações ilegais como as indicadas acima.

Garanta sempre tranquilidade para a sua viagem e siga as leis do país para evitar qualquer tipo de problema em sua estadia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.