Documentários sobre ocupações urbanas no Brasil

As ocupações urbanas e a luta por moradia fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros. O tema acaba sendo muito discutido por organizações sociais, governos, assim como entre a sociedade como um todo. 

Entretanto, as moradias precárias e a falta de infraestrutura nos centros urbanos brasileiros promovem uma dura realidade para população de baixa renda. 

Por isso, o processo de favelização e ocupação de prédios abandonados se intensificou no século XX por conta da aglomeração populacional presente nas grandes cidades brasileiras. 

Desse modo, os locais onde vivem a parcela mais pobre da população, não tem acesso a escolas, postos de saúde, policiamento e infraestrutura. 

Por conta disso, selecionamos documentários que abordam as ocupações urbanas nas grandes cidades brasileiras. 

Além disso, estudar por documentários tornou-se uma maneira alternativa de estudar para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Dicas de documentários sobre ocupações urbanas no Brasil

Selecionamos diversas dicas de documentários sobre ocupações urbanas no Brasil, veja! 

Leva (2011)

O documentário mostra o cotidiano dos moradores do edifício Mauá em São Paulo. Trata-se de um dos vários prédios ocupados por movimentos que lutam por moradia na cidade. 

No coração paulistano o documentário mostra como a luta por moradia transforma locais abandonados em habitáveis, assim como a vida de pessoas por meio do coletivo. 

Dandara – Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito (2014)

O documentário conta o dia-a-dia da ocupação Dandara, uma das maiores de Minas Gerais. 

A obra reúne depoimentos de moradores, apoiadores e militantes buscando demonstrar a dura luta contra o capital especulativo. 

À margem do concreto (2006)

O documentário busca demonstrar o drama e a vida dos sem-teto na busca por moradia na maior metrópole da América Latina, São Paulo. 

O filme retrata vários líderes de movimentos na busca por moradia, para que diversas pessoas menos favorecidas economicamente consigam ter o tão sonhado lar. 

Por um sonho urbano (2014)

O filme conta a história de várias famílias que vivem na Ocupação Saraí, um edifício abandonado em Porto Alegre. 

O documentário visa retratar o cotidiano dos moradores e suas atividades de rotina, tal qual o funcionamento do coletivo e as ações de luta pelo direito à moradia. 

E então, gostou das dicas de documentários sobre ocupações urbanas?

Não deixe de ler também – Resumão para estudar sobre a história de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.