DLSP: conceitos e critérios básicos das estatísticas do Banco Central - Notícias Concursos

DLSP: conceitos e critérios básicos das estatísticas do Banco Central

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) é definida como o balanceamento entre as dívidas e os créditos. Conheça os critérios do Banco Central!

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) é definida como o balanceamento entre as dívidas e os créditos do setor público não-financeiro, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

DLSP: conceitos e critérios básicos das estatísticas do Banco Central

Os débitos/créditos correspondem aos passivos/ativos financeiros do setor público junto ao setor privado financeiro, ao setor público financeiro, ao setor privado e ao resto do mundo.

Considerações no levantamento da dívida líquida

Sendo assim, a regra geral é que os débitos/créditos, para serem considerados no levantamento da dívida líquida, devem estar registrados no ativo/passivo das instituições financeiras credoras/devedoras do governo, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

Emissões de títulos da dívida pública em mercado e relações financeiras

São computadas as emissões de títulos da dívida pública em mercado e relações financeiras oriundas de assunções/reestruturações de débitos ocorridas no passado, por força de lei. 

A forma como é definido o cálculo 

Conforme informações oficiais, resumidamente, a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) pode ser definida da seguinte forma: DLSP = M + B + EI – A + EF – ER onde: M é a base monetária; B é o saldo da dívida interna corrigida por juros internos ou por índices domésticos; E, a taxa de câmbio; I corresponde a dívida interna indexada à variação da taxa de câmbio; A são os ativos financeiros do setor público e F e R representam a dívida externa e as reservas internacionais, respectivamente. 

A variação da dívida líquida

A variação da dívida líquida corresponde à variação da base monetária, dos títulos domésticos e externos (B, I e F), dos ativos internos e externos (A e R) e da taxa de câmbio: dDLSP = dM + dB + E dI – dA + E dF – E dR + (I+F-R) dE 

ou dDLSP = dM + dB + E(dI+dF-dR) – dA + (I+F-R) dE 

As informações sobre Necessidades de Financiamento são calculadas a partir da variação da Dívida Líquida, utilizando o critério conhecido como “abaixo da linha”. 

O resultado fiscal do setor público é medido pela variação do estoque do endividamento líquido do setor público não- financeiro

Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), por esse critério, o resultado fiscal do setor público é medido pela variação do estoque do endividamento líquido do setor público não-financeiro, ou seja, pelo financiamento concedido pelo sistema financeiro e pelos setores privado e externo ao setor público não-financeiro.

É possível acompanhar as divulgações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial, sendo assim, são dados relevantes para que entenda a economia de forma ampla, considerando os aspectos que impactam na inflação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?