Diretório de funcionários: dados essenciais para a gestão da empresa

O diretório de funcionários reune dados essenciais para a gestão da empresa. Confira alguns pontos relevantes!

O diretório de funcionários é um tipo de cadastro que pode ser customizado de acordo com a necessidade da empresa. 

Diretório de funcionários: dados essenciais para a gestão da empresa

Geralmente, um diretório pode servir para alimentar sistemas, principalmente dentro de um processo de implementação de um ERP. Também é uma maneira de facilitar a avaliação de custos da gestão, ao passo que também é uma estrutura que pode ser direcionada para realizar um plano de carreira, haja vista que é um template que possui todos os dados dos funcionários, centro de custos e setores da organização.

Controle administrativo geral

A usabilidade do diretório de funcionários é muito ampla. Por isso, é fundamental que todas as empresas realizem esse tipo de controle, visto que é uma maneira de direcionar estratégias e controles administrativos.

Informações necessárias

De forma sucinta, trouxemos as informações que você deve inserir dentro de um template de diretório de funcionários. Você pode realizar esse controle por planilhas de excel ou alimentar um sistema integrado.

Forneça as informações da sua empresa

Cadastre: Nome fantasia , Razão Social e CNPJ. É importante que cadastre os departamentos que serão utilizados para cadastrar os colaboradores. Ou seja, cadastre todos os departamentos que possuem funcionários.

Para algumas empresas pode ser viável cadastrar empresas inativas, considerando os envios ao eSocial, colocando o diretório como algo acessível a todas as áreas. Porém, lembre-se de que o diretório pode ser restrito e customizado. 

Departamentos

Conceitue os departamentos dentro da sua empresa. Por exemplo:

  1. Recursos Humanos
  2. Comercial
  3. Produção
  4. Atendimento
  5.  Administrativo
  6.  Financeiro
  7. Recursos Humanos
  8. Qualidade
  9.  Produção

Centro de custo

Por conseguinte, insira as informações sobre os centros de custo da sua empresa. Por exemplo: 

  • Centro de Custo 1 – Matriz
  • Centro de Custo 2 – Loja ( Filial Pinheiros)
  • Centro de Custo 3 – Loja ( Filial Jaçanã)
  • Centro de Custo 4 – Loja (Filial Santo Amaro)
  • Centro de Custo 5 – Loja (Filial Itaim Bibi)
  • Centro de Custo 6 – Fábrica (Sorocaba) Operacional
  • Centro de Custo 7 –  Fábrica (Sorocaba) Administração
  • Centro de Custo 8 – Indenizações (geral)

O centro de custo de uma empresa é uma separação interna que objetiva controlar e ratear as despesas, por isso, é totalmente customizável.

Cadastre os centros de custo que serão utilizados para cadastrar os colaboradores, de modo que possa combinar os dados por fórmulas de excel ou por parâmetros no sistema.

Informações dos funcionários e dependentes

Os dados dos funcionários devem ser abrangentes, por exemplo:

  • Matrícula
  • Nome completo
  • Data de admissão
  • Supervisor
  • Departamento
  • Cargo
  • Centro de custo
  • Salário
  • Data de nascimento
  • RG
  • CPF
  • PIS
  • CTPS (série/ano)
  • Banco Agência Conta-corrente
  • Rua Núm – Bairro – Cidade – Estado -CEP
  • Informações dos dependentes:
  • Nome
  • Data Nascimento
  • Parentesco

Manter estes dados em dia é muito importante para a rotina administrativa das empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.