Auxílio emergencial: Mais de 1 milhão de beneficiários são bloqueados por suspeita de fraudes

Cidadão também pode fazer denúncia de suspeita de fraude online ou por telefone

Foi confirmado o número exato de beneficiários que tiveram suas contas do auxílio emergencial bloqueadas. O Ministério da Cidadania enviou à Caixa Econômica Federal o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de 1.303.127 pessoas. A conta desse grupo foi bloqueada e passará por uma verificação detalhada por suspeita de fraude no benefício.

O Ministério da Cidadania informou, em nota, que após a suspeita ainda não é possível decretar que esses CPFs serão cancelados ou inelegíveis ao auxílio emergencial de R$ 600. Porém, após qualquer indício de irregularidade, o tema logo é informado à Polícia Federal para análise mais detalhada e os pagamentos são suspensos.

Na última terça-feira, 21 de julho, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, havia afirmado que “centenas de milhares” de contas tinham sido bloqueadas. O número exato foi divulgado nesta quarta-feira, 22 de julho.

De acordo com Guimarães, todos esses bloqueios aconteceram por suspeita de fraude. E ainda segundo ele, o total de conta bloqueadas por esses indícios é o equivalente a cerca de 5% do total de aprovados do auxílio.

Se um cidadão suspeitar de alguma fraude e desejar fazer uma denúncia, deve fazê-la pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU. A denúncia pode ser feita online pelo Fala.Br ou pelos telefones 121 e 0800-707-2003.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.