Dinastia Bourbon: um resumo

A dinastia Bourbon foi uma casa real muito poderosa

Dinastia Bourbon: tópico de história geral

A dinastia Bourbon foi uma casa real muito poderosa e que consolidou o seu poder na Idade Moderna, apesar de já atuar desde a Idade Média

Os feitos dos membros da dinastia são abordados com grande frequência pelas principais provas de história geral do país.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as características mais relevantes desse assunto. Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre o tema!

Dinastia Bourbon: introdução 

A dinastia Bourbon  foi uma poderosa casa real de origem espanhola que surgiu no século XIII, durante a Baixa Idade Média. 

Os membros dessa dinastia se consolidaram no poder e se tornaram conhecidos por terem governado a França durante o período do Antigo Regime (Luís XIV, por exemplo, era membro dessa dinastia).

Dinastia Bourbon: origens históricos

No início do século XIII, todo o patrimônio dos Bourbon foi herdado por um lorde que também era vassalo do rei francês. Isso porque, no ano de 1268, o conde de Clermont se casou com Beatriz de Borgonha, gerando o primeiro herdeiro da dinastia Bourbon.

Luís, filho de Beatriz e do conde, se tornou, no ano de 1327, o duque de Bourbon. Porém, posteriormente, em 1523, o duque Carlos III traiu sua própria linhagem e casa real, expulsando os membros da dinastia de seu poderoso e influente ducado.

Mais tarde, no ano de 1555, a linhagem Bourbon se tornou a casa real governante do Reino de Navarra, na Espanha, recuperando parte do poder da dinastia. Em 1589, Henrique III, da dinastia Bourbon, se tornou Henrique IV, o rei da França. 

Dinastia Bourbon: na França

O reinado da dinastia Bourbon na França, iniciando com Henrique, duraria até o ano de 1792, quando, com a Revolução Francesa, Luís XVI seria destronado. Em 1830, com a Revolução, a dinastia seria oficialmente derrubada no território francês.

Dinastia Bourbon: na Espanha

Na Espanha, por sua vez, o rei Felipe V, neto de Luís XIV, se tornou, no ano de 1700, o primeiro membro da dinastia Bourbon a governar o país. 

Por fim, a dinastia Bourbon reinaria no território espanhol entre os anos de 1700 e 1808, de 1813 e 1868, de 1875 e 1931 e de 1975 até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.