5 peças famosas de William Shakespeare

Você conhece alguma obra de Shakespeare? Um dos escritores mais famosos do mundo é uma referência e sempre lembrado em vestibulares.

A ideia de escolher as cinco peças principais de William Shakespeare certamente gerará uma disputa entre os críticos literários e os frequentadores do teatro.

Embora muitos considerem “Hamlet” o melhor trabalho do Bardo, outros preferem “Rei Lear”. Os gostos variam, mas há algum consenso crítico sobre quais peças têm o valor literário mais duradouro. Conheça os mais célebres trabalhos!

‘Aldeia’

Considerada por muitos críticos literários a maior peça de Shakespeare, esta história profundamente comovente segue Hamlet, Príncipe da Dinamarca, enquanto ele chora por seu pai e vinga sua morte. Possivelmente baseada na experiência pessoal de Shakespeare de perder seu próprio filho, Hamlet, em 1596, essa tragédia consegue explorar a complexa psicologia de seu jovem herói centenas de anos antes do surgimento da psicologia como um conceito. Por isso, “Hamlet” merece o primeiro lugar.

‘Romeu e Julieta’

Shakespeare é talvez mais famoso por “Romeu e Julieta”, a clássica história de dois “amantes perdidos”. Esta peça penetrou na consciência da cultura popular: se descrevermos alguém como romântico, podemos descrevê-lo como “um Romeu”, e a cena da varanda é possivelmente o texto dramático mais icônico (e citado) do mundo. A trágica história de amor se desenrola no pano de fundo da rivalidade Montague-Capulet – uma subtrama que fornece várias cenas de ação memoráveis. Shakespeare vai direto ao assunto no início da peça e encena uma luta entre os servos dos Montéquio e dos Capuletos. A principal razão para a popularidade de “Romeu e Julieta” são seus temas atemporais;

‘Macbeth’

“Macbeth” – uma curta, enérgica e intensa peça de drama que traça a ascensão e queda de Macbeth de soldado a rei e tirano – apresenta alguns dos melhores escritos de Shakespeare.

Embora todos os personagens sejam bem desenhados e o enredo seja perfeitamente formulado, é Lady Macbeth quem rouba a cena. Ela é uma das vilãs mais duradouras de Shakespeare e é sua intensa ambição que impulsiona a peça. A saber, este drama policial é tão popular entre o público que inspirou mais de 10 adaptações para o cinema.

‘Júlio César’

Amada por muitos, esta peça enfoca o senador romano Marcus Brutus e seu envolvimento no assassinato do imperador romano Júlio César. Aqueles que não leram a peça ficam surpresos ao saber que César aparece apenas em um punhado de cenas.

Em vez disso, a tragédia se centra na moral conflitante de Brutus e em sua turbulência psicológica enquanto ele tece uma conspiração que transformará a história. O crítico Harold Bloom disse que a peça poderia ter sido chamada de “A Tragédia de Marcus Brutus”.

‘Muito barulho por nada’

“Much Ado About Nothing” é a comédia mais amada de Shakespeare. A peça mistura humor e tragédia e é um dos textos mais interessantes do Bardo do ponto de vista estilístico. A chave para a popularidade da peça está na turbulenta relação de amor e ódio entre Benedick e Beatrice.

Ao longo da peça, os dois estão travando uma batalha de inteligência – e embora saibamos que eles realmente se amam, eles simplesmente não conseguem admitir isso para si mesmos. Alguns críticos consideram “Muito Barulho por Nada” uma comédia de maneiras porque zomba do comportamento e da linguagem aristocráticos.

E então, gostou de conhecer essa lista com trabalhos de Shakespeare?

Leia também – Literatura: Algumas das melhores obras de todos os tempos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.