Há uma importância histórica nos veículos a diesel no Brasil. Assim, há também alguns fatores que contribuíram para sua valorização, como o baixo consumo relativo, o custo-benefício para quem percorre grandes distâncias e o torque do motor. No entanto, é notório que nos últimos tempos, o cenário em torno desse combustível tem passado por mudanças significativas, levando a uma avaliação mais crítica de suas vantagens e desvantagens.
A recente preocupação com a possível falta de diesel nas bombas em várias regiões do país é um fator alarmante. De acordo com o Minaspetro, a defasagem do preço interno do diesel em comparação com o mercado internacional, devido ao fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI), está sendo apontada como uma das razões para essa situação.
A volatilidade dos preços internacionais do petróleo pode impactar diretamente a disponibilidade e os custos do diesel no mercado doméstico.
Desvantagens apresentadas do diesel
Existem outras desvantagens associadas ao uso do diesel que têm contribuído para uma reconsideração da viabilidade desse combustível para muitas pessoas. Algumas delas incluem:
1. Aumento do teor de Biodiesel
Desde abril, o teor de biodiesel no diesel aumentou de 10% (B10) para 12% (B12). Essa medida foi implementada no passado e resultou em problemas, como motores entupidos. Há preocupações de que essa história possa se repetir, levando a possíveis dificuldades operacionais nos motores dos veículos a diesel.
2. Acessibilidade do diesel
Embora a falta de paridade internacional no preço do diesel tenha gerado uma vantagem significativa para os consumidores brasileiros em torno de 30%, o preço médio do diesel no Brasil ainda não é considerado acessível. Atualmente, de acordo com dados do Vale Card, o preço médio do diesel é de R$ 5,24 por litro, enquanto o da gasolina é de R$ 5,69 por litro.
Essa diferença de preço entre os dois combustíveis já foi mais vantajosa para o diesel no passado, o que compromete a premissa de que rodar mais para compensar o alto custo de aquisição é uma opção viável.
3. Desvalorização do combustível
Segundo fontes do mercado de carros usados, os veículos a diesel experimentaram desvalorização e menor liquidez devido ao aumento das desvantagens associadas a esse combustível. Embora os veículos a diesel sejam mais caros na hora da compra, tornou-se difícil repassá-los, devido a essas desvantagens e à diminuição do interesse do mercado.
4. Manutenção cara
A manutenção de veículos a diesel, principalmente os usados, pode ser uma surpresa desagradável para os proprietários. O alto custo da manutenção pode ser um desafio financeiro, e a falta de manutenção adequada pode resultar em emissões excessivas de poluentes, tornando os veículos menos atrativos em termos de cuidados ambientais.
5. Tendências futuras do uso do diesel
Com o aumento do foco em mobilidade sustentável e redução das emissões, muitos consumidores estão considerando alternativas mais amigas do meio ambiente, como veículos elétricos e híbridos.
Ademais, os veículos a diesel tendem a emitir níveis mais elevados de poluentes, incluindo partículas finas e óxidos de nitrogênio (NOx). Essas emissões têm levado a preocupações crescentes sobre a qualidade do ar e os impactos na saúde pública. Isso leva a regulamentações mais rigorosas em muitos países.
Em resumo, as vantagens históricas no Brasil estão sendo questionadas à medida que as desvantagens, incluindo a possível falta de combustível e os impactos ambientais, se tornam mais evidentes. A busca por alternativas mais sustentáveis e econômicas está levando muitos a reconsiderar suas escolhas de veículos e combustíveis.
Essas considerações ressaltam os desafios atuais enfrentados pelos proprietários de veículos a diesel no Brasil. As mudanças nas políticas de combustíveis, os custos de operação e outros fatores estão contribuindo para uma reavaliação da viabilidade. É importante para os consumidores considerar todos esses aspectos ao decidirem pelo uso ou não do diesel.