Plágio: Como identificá-lo e as consequências para os estudantes

Plagiar um documento não é algo permitido dentro das universidades, mesmo que os cursos sejam a distância

A maioria dos cursos de nível superior, seja graduação, pós, mestrado, doutorado, entre outros, exige trabalhos escritos formais. E em cada um deles a questão do plágio deve ser sempre lembrada.

Plagiar um documento não é algo permitido dentro das universidades, mesmo que os cursos sejam a distância.

Além disso, fora do ambiente acadêmico o plágio também é visto como algo inaceitável. Matérias jornalísticas, postagens em blogs e até mesmo em redes sociais, quando não fazem referência devida ao autor podem incorrer em consequências.

Muitos confundem plágio com violação dos direitos autorais, contudo, não são a mesma coisa perante a legislação. Quando viola-se o direito autoral de alguma obra está prejudicando o dono de tal obra, ele pode ser ou não o criador.

Plágio inclui copiar um artigo inteiro, mas também algo pequeno como uma frase de quatro ou cinco palavras, e isso mesmo for acidentalmente.

Identificando o plágio

Artigos, fichamentos e demais são solicitados durante todos os anos de aprendizado. Além disso, há o Trabalho de Conclusão de Curso e a monografia, requisitados no ano da formação.

Grande parte da responsabilidade de um aluno é aprender a identificar se há em material algum trecho plagiado. Palavras, ideias ou outro conteúdo retirado de fontes externas, devem ser feitos com citações diretas ou parafrasear com tais citações.

Lembrando que muitos estudantes pensam que reformular frases de uma fonte corrige o plágio, mas se a ideia geral não for original, o plágio ainda estará presente no artigo. Qualquer coisa emprestada de material externo pode ser identificada e corrigida para evitar plágio acidental. Então atente-se nisso!

Corrigindo o plágio

Corrigir o plágio pode ser tão simples quanto dar crédito ao autor original. A maioria das faculdades tem seus próprios formatos para orientar os alunos na hora de citar fontes no TCC, na monografia e demais trabalhos acadêmicos.

Siga as diretrizes de sua faculdade para não receber qualquer baixa na nota por conta disso.

Geralmente, esses trabalhos devem conter bibliografias com uma relação de fontes visitadas, as datas referentes a esses acessos e o autor de tais conteúdos. Essa lista costuma ficar entre as últimas páginas dos conteúdos.

Consequências acadêmicas do plágio

Conforme falamos, o plágio, mesmo que acidental, traz consequências que afetam o futuro acadêmico dos estudantes universitários.

Há muitos casos em que alunos perdem o direito de se formar por conta de citações sem a referência devida.

Como não entra como caso de direitos autorais, não é passível de punição criminal, contudo, as universidades brasileiras tem regras que inibem esse tipo de prática, seja para um TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico.

Ou seja, podem ser impostas possíveis ações disciplinares por plágio, como a obtenção de uma nota zero no trabalho.

Segundo especialistas no assunto, as faculdades podem optar por entrar com uma ação legal contra os estudantes por copiar algumas frases ou um parágrafo.

Tudo nos mostra que não vale a pena plagiar qualquer tipo de conteúdo, não é mesmo? Qualquer frase que você colocar em seu trabalho ou em demais textos que fizer para publicar na internet e demais mídias, procure fazer referência aos verdadeiros autores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.