Geografia: Resumão sobre Sistema Solar para ir bem nas provas

Estudantes pré-vestibular e ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio precisam reviver o aprendizado do Sistema Solar. Isso porque a matéria surge frequentemente na parte de geografia dessas importantes avaliações.

Para dar aquela mãozinha, resolvemos criar um resumão sobre o assunto. Confira a seguir para iniciar seus estudos 🙂

Sistema Solar – O que é?

O sistema solar é o conjunto de todos os corpos celestes que se movimentam em torno do sol. Ele é composto por:

  • Planetas
  • Cometas
  • Meteoros
  • Asteroides

Vale frisar, que o Sol é o corpo físico que detém maior massa, o que o deixa com uma enorme força de atração gravitacional. É através dessa energia que os planetas ficam em órbita.

O Sol tem ao menos 109 mil vezes maior que a Terra e tem aproximadamente 1.392.700 km.

Planetas

Os planetas são astros que não produzem luz e nem calor e por isso giram em torno do Sol. Ao todo o sistema solar tem oito planetas. Vamos listá-los:

Mercúrio

O menor planeta do sistema solar e o mais próximo do Sol. E por isso, sua temperatura pode atingir 425 °C nas partes iluminadas e -170 °C nas partes privadas de luz solar.

Vênus

É o segundo planeta do sistema solar e pode chegar a 461 °C. Pode chegar a essa temperatura graças a sua atmosfera que é envolta em dióxido de carbono que acaba retendo boa parte do calor emitido pelo Sol.

Terra

Nosso planeta tem uma atmosfera formada por gases liberados por erupções vulcânicas e eles são fundamentais para manter a temperatura adequada para manutenção da vida. Ele leva 24 horas para realizar o movimento de rotação e 365 dias e um quarto para o de translação. A Terra possui um satélite natural que é a Lua e sua rotação sintonizada com nosso planeta. A terra é o terceiro planeta do sistema solar.

Marte

Popularmente conhecido com planeta vermelho, é o quarto do sistema solar. Sua coloração é oriunda de grandes quantidades de ferro.

Júpiter

É o maior planeta do sistema solar. Tem sua atmosfera formada por metano e amônia e por isso não possui uma superfície sólida. Pode ser conhecido também como gigante gasoso.

Saturno

Famoso por seus anéis, constituídos por partículas de gelo, poeira e rocha. É o sexto planeta do sistema solar.

Urano

Sua atmosfera é constituída por gases metano, hélio e hidrogênio. Por causa de sua distância em relação ao Sol pode ter temperaturas de -185 °C. É o terceiro maior planeta do sistema solar.

Netuno

É o planeta mais distante do Sol e por isso suas temperaturas são extremamente baixas podendo chegar a -200 °C.

Origem do Sistema Solar

O Sistema Solar tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Ele teve como origem uma enorme nuvem constituída com gases e outros elementos químicos.

Ao longo do tempo o corpo ficou cada vez mais achatado por ser muito denso e por diversas explosões. Com isso, houve a formação do Sol no centro.

Em seguida iniciou-se um processo físico que é conhecido como atração gravitacional de aglomeração de corpos celestes em volta do Sol.

Foi aí que deu-se origem aos planetas do sistema solar. É importar ressaltar que a força gravitacional do Sol que mantém os corpos celestes em órbita e evita que eles entrem em rota de colisão.

O Notícias Concursos publicou recentemente um post para estudar geografia com mais foco. Leia já:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/conteudos-de-geografia-enem/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.