Caatinga: um resumo completo para as suas provas

O assunto será cobrado na sua prova

Caatinga: aquilo que poderá ser cobrado nas suas provas

O termo “caatinga” é usado para definir um bioma que está presente no Brasil. A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro.

O assunto é cobrado com frequência provas, especialmente no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Ele também aparece em muitas questões de geografia dentro de vestibulares do país.

É importante notar também que muitas vezes o ENEM traz questões sobre o domínio da Caatinga em comparação com aquele do Cerrado.

Para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje separou um um resumo das principais características da Caatinga e os impactos ambientais que nele ocorrem e que provavelmente serão cobrados nas suas provas.

Caatinga: introdução

Como mencionado, a Caatinga é um domínio que só existe no Brasil, ocupando 10% do território.  O clima predominante no domínio é o semiárido, com elevadas temperaturas o ano todo e poucas chuvas, resultando em um baixo índice pluviométrico.

Caatinga: características

Existem mais de mil tipos de espécies vegetais na Caatinga. Contudo, 360 delas são endêmicas, o que significa que elas existem apenas em uma região.

A vegetação do Domínio é xerófita, ou seja, adaptada a pouca água. Além disso, existem 3 estratos presentes: árboreo, arbustivo e herbáceo. Ainda, o domínio da Caatinga sofre influência do relevo da região, principalmente do Planalto do Borborema. O planalto é responsável por agir como uma espécie de barreira natural para a umidade, provocando as chamadas “chuvas de relevo”. Como também influência desse relevo, somente massas de ar secas chegam ao local.

Caatinga: impactos ambientais

A Caatinga sofre, atualmente, com os resultados de uma série de impactos ambientais. Dentre eles, podemos mencionar a irrigação inadequada do solo, a qual provoca a salinização das terras da Caatinga, inviabilizando a produção no local.

Além disso, a desertificação também é muito frequente e ocorre quando solos com potencial produtivo são transformados em inférteis, provocada pela falta de irrigação, pelas queimadas e pelo esgotamento das terras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.