Dicas para se manter ativo no mercado de trabalho na pandemia

A pandemia trouxe tristes consequências para trabalhadores de inúmeros setores que viram a economia do país ser fortemente afetada ao longo dos meses. Desse modo, várias empresas fizeram cortes em seu quadro de funcionários ou reduziram o salário de seus colaboradores. Nesse cenário, é preciso redobrar os esforços para procurar novas contratações e se manter ativo no mercado de trabalho.

Mesmo em um período de crise, é possível encontrar boas oportunidades. O isolamento social obrigou muitas instituições a adaptarem suas seleções e a buscarem por funcionários on-line, por exemplo. Por isso, apresentamos algumas dicas de como aproveitar essas chances.

Atualize seu currículo

Ter um currículo atualizado é o primeiro passo para começar a sua busca por um emprego. É preciso estar com a documentação em dia e corretamente preenchida. Dependendo da era de atuação, é bom ter mais de uma versão do currículo. Além disso, busque realizar cursos on-line para tornar seu currículo mais atrativo.

Tenha um círculo social ativo

Apesar do distanciamento social, é importante se comunicar com o maior número de pessoas possível. Participe de grupos e fóruns e divulgue suas habilidades. Isso vai ajudar a ficar por dentro das novidades e quem sabe encontrar uma vaga ou até mesmo ser indicado por alguém.

Mantenha seu perfil ativo na internet

Manter as redes sociais e outros perfis atualizados também é fundamental. Ali é possível oferecer seus serviços e ampliar a rede de contatos, além de impulsionar o perfil para que seja visto por mais recrutadores. A internet  oferece uma infinidade de sites e aplicativos que podem ser úteis na hora de procurar um trabalho durante a pandemia. Por isso, monitore diversas plataformas em busca de anúncios. Esteja atento a sites de empresas e a notícias sobre concursos.

Seja reservado

Por fim, tenha cuidado com o que posta em redes sociais e também com as fotos que compartilha. Alguns recrutadores costumam verificar os perfis dos candidatos antes de finalizar a contratação. Portanto, é preciso ter atenção com o seu comportamento na internet.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.