Dicas de filmes para saber mais sobre a Ditadura Militar

A Ditadura Militar, como um importante período da história brasileira, costuma ser um dos assuntos cobrados nas provas de vestibulares por todo país.

Intercalar os métodos de estudo e as mídias durante o período de preparação para o vestibular auxilia no processo de aprendizagem e fixação dos assuntos. Nesse sentido, ver filmes, séries ou ouvir música pode ser uma ótima forma de diversificar os estudos e se divertir ao mesmo tempo.

Por isso, fizemos uma lista com filmes imperdíveis para estudar mais sobre a ditadura no Brasil. Confira!

Cinco filmes para estudar a Ditadura Militar

Lamarca (1994)

A nossa primeira dica é um filme de Sério Rezende que narra a história de Carlos Lamarca, que foi um capitão do exército brasileiro.

Importante figura histórica brasileira, Lamarca é relembrado por ter deixado seu cargo de capitão nas forças armadas para atuar e liderar guerrilhas contra os militares. Nesse sentido, Lamarca se tornou um dos mais importantes líderes guerrilheiros.

O filme recebeu menção honrosa do Prêmio Margarida de Prata (1994).

O Que É Isso, Companheiro? (1997)

Esse filme é uma adaptação da obra de Fernando Gabeira e narra um dos principais episódios da luta armada no Brasil.

O Que É Isso, Companheiro? descreve a ação de um grupo de esquerda que sequestra o embaixador americano no Brasil. O filme é considerado uma das grandes obras que retratam o período e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Memórias do Chumbo: o Futebol nos Tempos do Condor (2013)

O futebol brasileiro teve papel importante durante os anos da Ditadura Militar. Nesse sentido, o documentário Memórias de Chumbo, produzido pelo jornalista Lúcio de Castro, retrata a relação que o futebol teve nos períodos mais sombrios das ditaduras militares de quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

O dia que durou 21 anos (2013)

Nossa quarta dica é um documentário dirigido por Camilo Tavares. É considerado um documentário bastante completo e traz uma série de informações relevantes sobre o período. Nesse sentido, entre as informações abordadas, o documentário destaca a participação dos Estados Unidos no golpe que derrubou o presidente João Goulart em 1964.

Deslembro (2018)

A Ditadura Militar foi um período que impôs mudanças e perdas a muitas famílias, nesse sentido, Deslembro é um delicado registro de um período de transição.

Assim, o filme conta a história de uma jovem que volta ao Brasil com sua família, quando a anistia é decretada no Brasil. Joana, personagem principal, tem que lidar com a memória do pai desaparecido, que provavelmente morreu nos porões do DOPS.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.

Veja também Confira séries da Netflix que ajudam no Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/quer-saber-mais-sobre-historia-do-brasil-veja-estes-filmes/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.