Concursos: Coisas que você precisa saber antes de começar a estudar

Concurseiros iniciantes precisam conhecer essas informações para conseguirem melhores resultados

Você está pensando em começar a estudar para concursos ou iniciou sua preparação recentemente? Então esse post é para você.

Colocar como meta a aprovação em um concurso público determinado é um passo importante. Para muitos, é um projeto de vida.

Mas há certas coisas que iniciantes nesse processo só vão perceber após muitos tropeços, muitas reprovações e notas abaixo do esperado.

Para dar uma mãozinha para você nesse sentido, selecionamos alguns fatos que são essenciais de conhecer antes de se aprofundar de vez nos estudos.

Você tem potencial para aprender tudo

O medo é um parceiro frequente de muitos concurseiros. Mas saiba que ele é um inimigo de quem busca a aprovação em concursos.

Tenha consciência de que você tem capacidade para aprender qualquer conteúdo. Destrinchando o Edital é possível ver que não são todas as disciplinas com quais você já teve algum contato na vida.

Essas são as que dão bastante receio de aprender. Mas antes de exprimir essa sensação, experimente ler algo sobre a matéria, fazer algum exercício básico, de nível fácil. Explore, conheça, procure aulas em vídeo e de entendimento mais dinâmico para ajudar você a quebrar esse paradigma.

Mesmo após a aprovação, continue a estudar

Uma notícia que pode ser desanimadora, mas que deve ser dita é que há a possibilidade de concursos serem adiados mesmo após divulgarem a aprovação dos candidatos.

Portanto, se você estiver estudando a todo vapor, prestar o concurso e se, por ventura, passar, não pare de estudar. Vai que o certame em questão é adiado ou cancelado de vez? Aí você terá perdido um tempão sem se preparar para a próxima prova que for interessante.

O que importa é a constância dos estudos para concursos

Muitos concurseiros ao iniciarem sua jornada se estudos montam um cronograma já com oito horas de estudo para concursos. Normalmente, quem faz isso não consegue ter uma constância e uma adesão muito grande na preparação.

Já falamos por aqui sobre estudo progressivo, o método eficiente na preparação para concursos que é perfeito para estudar todos os dias, com frequência e sem desistir até o dia da prova.

O que importa é a consistência do que você estuda e o fato de todos os dias você se dedicar pelo menos a uma matéria importante.

Ou seja, de nada adianta estudar por oito horas / dia por três meses para passar de vez nos primeiros concursos. A aprovação vem com o tempo, com a experiência e preparo sólido!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.