Estudo progressivo: Método eficiente na preparação para concursos

Essa é uma das estratégias mais adotadas por concurseiros que garantiram a aprovação

O estudo progressivo é um dos métodos mais recomendados para quem deseja se preparar para concursos públicos.

Ele requer organização plena para estudar tudo o que se deve partindo do zero. Por isso que pode ser aplicado até mesmo pelos iniciantes em concursos.

Como é feito o estudo progressivo

Bom, como o próprio nome indica, o método impõe uma progressão no cronograma de estudos. Ou seja, ele vai progredindo ao longo do tempo, respeitando a sua aprendizagem e atingindo pontos mais altos até a fatídica data da prova.

Uma sugestão é que você comece estudando uma matéria por dia durante uma hora. A periodicidade disso vai ser determinada por você, de acordo com o que acha válido. O ideal é que não passe de um mês estudando somente uma hora.

O começo de seu estudo progressivo seria assim, então:

  • 1 matéria por dia durante 1 hora todos os dias

Partindo desse princípio, então, você dividiria a sua preparação para o concurso assim:

  • 1 matéria por dia durante 1 hora no primeiro mês
  • 2 matérias por dia durante 2 horas no segundo mês
  • 3 matérias por dia durante 3 horas no terceiro mês
  • 4 matérias por dia durante 4 horas no quarto mês
  • 5 matérias por dia durante 5 horas no quinto mês

E por aí vai até que você atinja um nível alto de conhecimento e possa se destacar diante dos seus concorrentes no dia da prova. Até por que, você terá estudado de forma potente sem declinar.

Revisões e resoluções de questões

Assim que você atingir o tempo máximo de estudos que conseguir, valorizando o seu aprendizado e a sua qualidade de vida, busque focar em revisões e resolução de questões.

Isso não significa que nos primeiros meses você deve ficar sem revisar ou se testar com questões. Mas nos “momentos finais”, sua obtenção de conhecimento terá sido tão eficiente, que poderá aplicar mais tempo nessas atividades.

Lembre-se: Procure questões para resolver elaboradas especificamente pela banca organizadora de seu concurso. Assim você estará no caminho certo para chegar à avaliação conhecendo a forma de aplicação.

Erro dos concurseiros

É comum que concurseiros comecem seus estudos a todo o vapor, se dedicando muitas horas por dia a um grande número de matérias. No entanto, isso não é algo recomendado.

Quando você começa a estudar em um patamar muito elevado de cobrança, a chance de sofrer declínios nesse percurso é enorme.

Não é fácil de manter uma jornada de cinco ou seis horas de estudos diários por muitos meses até a data do concurso.

Dessa forma, a medida mais eficaz é iniciar com o básico e ir aumentando aos poucos conforme o seu aprendizado.


E então, será que essa técnica pode ajudar você na busca pela aprovação? Não deixe de ver também nosso artigo sobre memorização para concurso. Liistamos 3 técnicas simples que potencializam os estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.