Como criar o ambiente de estudos ideal? Veja dicas

Ter um lugar para estudar e organizar seus objetos de estudo é fundamental para um bom desempenho. No entanto, nos últimos meses, com a pandemia e a quarentena, muitos tiveram de repensar sua rotina e seus horários para dar conta dos prazos. Assim, para aqueles que tinham o hábito de frequentar bibliotecas ou salas de estudo, esse momento tem sido bastante desconfortável.

Diante desse contexto de crise é necessário encontrar um ambiente favorável. Nesse sentido, apresentamos algumas dicas para ajudar na criação de um bom local de estudos.

Encontre um espaço adequado

Primeiramente, encontre o melhor ambiente na sua casa, para isso busque um espaço ou um cômodo tranquilo que possa usar. Em seguida organize o espaço pensando nas suas demandas de estudo. Lembre-se de escolher um local bem iluminado e fresco.

Decore

Para deixar o espaço com sua cara, lance mão de uma decoração, mas não abuse muito em cores e elementos que acabem distraindo sua atenção. Aproveite esse momento para reunir as coisas que você mais gosta e transforme seu cantinho.

Faça um cronograma 

Tenha em mente quais matérias e conteúdos pretende se debruçar.. Organize suas demandas por ordem de prioridade. Assim, terá noção do que estudar e quanto tempo precisará para dar conta das disciplinas. Se possível, tenha um quadro na parede com um calendário de seus compromissos. Vai te ajudar a não esquecer de nada.

Espalhe lembretes

Pequenos lembretes podem ser uma ótima ferramenta para a memorização de alguns conteúdos mais complexos. Então, busque no seu ambiente de estudos, o melhor espaço para você colar seus lembretes. Se quiser um ambiente mais descolado, não tema em colar as anotações em diferentes lugares.

Elimine distrações

Outro fator importante para um bom ambiente de estudos é evitar as distrações. Então, no momento de estudo, desligue o celular ou a internet, desative notificações e fique longe de televisores e redes sociais. 

Mantenha a disciplina

Por fim, mantenha a disciplina nos estudos e a organização do ambiente. Estudar em casa exige muito foco e disciplina do aluno. A falta de cobrança pode ser um obstáculo para alguns. Por isso, esteja determinado a não se distrair de seu objetivo e lembre-se de que manter seu cantinho de estudo organizado pode ajudar muito nesta missão.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.