Problemas que afetam negativamente a aprendizagem

Listamos os quatro fatores que mais interferem no desempenho escolar de crianças e jovens. Conheça!

Fatores diversos influenciam na forma como se aprende. Na escola, o estudante começa a decair no desempenho e a cobrança nem sempre é feita da maneira eficiente. Afinal, os problemas de aprendizagem não seguem um padrão, em cada aluno tem uma origem diferente.

Selecionamos as principais questões que podem afetar negativamente a vida dos estudantes.

Questões de disciplina na escola

Problemas de disciplina causam distrações, que por sua vez aumentam e limitam o tempo de aprendizado. Cada vez que um professor tem que lidar com uma questão disciplinar, eles perdem um valioso tempo de instrução. Até mesmo durante a pandemia, nas aulas online, há relatos de indisciplina por parte dos estudantes.

Enfim, qualquer problema de disciplina resultará na perda de tempo de instrução, o que limita o potencial de aprendizagem.

Para minimizar essas interrupções, professores podem oferecer um ambiente estruturado e envolvendo os alunos em aulas dinâmicas e emocionantes que os cativam e evitam que fiquem entediados.

Falta de motivação do aluno

Muitos estudantes simplesmente não se importam em ir à escola ou fazer o esforço necessário para manter suas notas. Entretanto, toda escola tem um grupo de alunos que estão lá apenas porque têm que estar. Alunos desmotivados ficarão para trás e, um dia, perceberão que é tarde demais para recuperar o atraso.

Contudo, vale dizer, que a motivação não surge a partir de um professor. Infelizmente, ela vem inerentemente de cada estudante – ele precisa se sentir motivado. Uma dica para isso é os pais trabalharem a autodisciplina neles, e a partir disso, a motivação para aprender aparece.

Baixa frequência escolar

Os alunos não podem aprender se não estiverem na escola, não é mesmo? Alguns têm a capacidade de superar a baixa frequência, mas muitos faltam por inúmeros motivos e, por isso, ficam para trás.

As escolas devem responsabilizar os estudantes e pais por faltas excessivas consistentes. Mas além disso, precisam investigam o porquê dessas ausências, assim como tentar encontrar soluções para que o jovem retorne com a frequência convencional.

Há sempre maneiras de entender o que acontece e propor mudanças para favorecer o aluno e, consequentemente, o professor e a comunidade escolar de modo geral.

Evasão escolar no Brasil: Conheça as causas, consequências e soluções

Falta de suporte familiar

Os pais / responsáveis são normalmente as pessoas mais influentes em todos os aspectos da vida de uma criança ou então de um adolescente. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de educação.

Normalmente, se os pais valorizam a educação, seus filhos serão bem-sucedidos na escola e demais fases do aprendizado. Sendo assim, aqueles que fornecem aos seus filhos uma base sólida antes, durante e logo após o ano letivo colherão os benefícios à medida que seus filhos se tornarem bem-sucedidos.

Por outro lado, os pais que estão minimamente envolvidos com a educação de seus filhos têm um impacto negativo significativo.


E então, algum desses problemas afeta você ou alguém que conhece? Fique de olho para evitar lacunas muito grandes na aprendizagem.

Leia também outro artigo interessante: Estudar com foco no aprendizado e não na aprovação é mais vantajoso, conclui pesquisa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.