Evasão escolar no Brasil: Conheça as causas, consequências e soluções

Esse é um assunto recorrente na mídia e por isso entra como uma das maiores possibilidades para ser cobrado no ENEM, em vestibulares e em concursos

A evasão escolar é uma realidade ainda muito presente no Brasil. Milhões de brasileiros, afetados por inúmeros fatores sociais e econômicos, largaram os estudos em alguma etapa da vida.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 20% dos 50 milhões de brasileiros com idade entre 12 e 29 anos, ou seja, ao menos 10 milhões de pessoas não terminaram alguma etapa do currículo escolar básico.

Esse é um assunto recorrente na mídia e por isso entra como uma das maiores possibilidades para ser cobrado no ENEM, em vestibulares e em concursos da área da educação.

Afinal, nessas avaliações as notícias da atualidade sempre surgem de diversas maneiras, até mesmo em temas de redações. Confira a seguir um panorama sobre a evasão escolar no Brasil.

Evasão Escolar – Causas e consequências

Conforme dados levantados pelo IBGE o Brasil mostrou algumas melhoras, mas ainda mantém um índice alto de jovens que largam os estudos.

Isso tudo demonstra que diversos fatores podem ser determinantes para o abandono dos estudos:

Primeiros anos estudantis podem estar relacionados:

  • Distância da residência até a escola
  • Falta de transporte escolar
  • Falta de um responsável para levar e buscar a criança na escola
  • Trabalho infantil

Já quando a criança está no nível médio outros fatores podem ser determinantes, como:

  • Gravidez na adolescência
  • Necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas de casa
  • Não conseguem conciliar o trabalho e os estudos
  • Bullying
  • Falta de interesse

Outro número importante foi o levantamento feito e constatado que o Brasil tem 11 milhões de analfabetos e mais da metade dessa população está presente na região nordeste.

Vale dizer, que a maioria dos estudantes que abandonam os estudos tem uma grande dificuldade para retomada, pois no geral apresentam baixa auto-estima, o que pode dificultar relações pessoais e profissionais.

Com isso, a entrada no mercado de trabalho é ainda mais difícil e se conseguem algum trabalho geralmente é algum bico que em grande parte oferece baixa remuneração.

Como foi dito, a evasão escolar pode ser causada por diversos fatores e ajuda a aumentar ainda mais a desigualdade social. A falta de infraestrutura, informação, saúde, educação, saneamento básico, segurança, entre outros corroboram ainda mais para o aumento do índice.

Educação no Brasil: 5 principais obstáculos enfrentados pelo sistema educacional

Evasão escolar – Soluções

Muitos fatores colaboram para o alto índice de evasão escolar no país. E por isso, tem que se avaliar formas de conseguir introduzir essas pessoas de volta à escola.

Segundo especialistas, o panorama pode ser mudado com inclusão social, saúde, geração de empregos e renda para a população mais pobre.

Um desafio e tanto para um país que foi atingido em cheio pela pandemia do novo coronavírus. E muitos dessas pessoas não têm acesso a tecnologia ou quando tem é muito limitado.

Vale ressaltar que um trabalho feito em conjunto com a escola, conselho tutelar e Ministério Público podem ser de grande valia para ajudar crianças, sobretudo às mais jovens a voltarem aos estudos.

É sempre bom se atualizar sobre os números da educação no Brasil. Todos eles podem servir de base para questões do ENEM, de vestibulares, concursos públicos da área, etc.

Leia também outro artigo que pode lhe ajudar nos estudos:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/atualidades-questao-indigena/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.