4 livros indispensáveis escritos por mulheres

Ao longo dos seus 118 anos de existência, o Prêmio Nobel premiou apenas 13 escritoras, das quais, algumas ainda são pouco conhecidas. Durante muitos anos as produções literárias femininas foram ignoradas. Contudo, aos poucos, esse cenário vem mudando.

Pensando nisso, nós reunimos hoje 4 livros indispensáveis escritos por mulheres.

1. A hora da estrela, de Clarice Lispector

O livro conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. No entanto, lá ela encontra uma face amarga da vida,  que fica pior ao descobrir que possui uma doença grave. Porém, uma visita à cartomante muda o rumo da sua vida para sempre.

2. A Cor Púrpura, de Alice Walker

Essa obra é constituída de cartas que nos apresentam a dura saga da vida de Celle, uma mulher negra que vive no sul dos Estados Unidos. Durante sua infância ela sofre diversos abusos sexuais por parte de seu pai e acaba engravidando. Posteriormente, as crianças são retiradas dela e entregues para doação. Mas sua vida sofre uma reviravolta quando conhece Shug Avery, que se torna sua amiga.

3. Ao Farol, de Virginia Woolf

Nesse livro encontramos os relatos de Ramsey, uma mulher, mãe de 8 filhos e esposa de um ríspido filósofo, que deseja conhecer o farol. A história se passa no período da Primeira Guerra Mundial, e denuncia a divisão de classes inglesa e a rejeição ao vitorianismo. Após um trauma que a impediu de completar seu objetivo, Ramsey volta para tentar realizar seu sonho de conhecer o farol.

4. O Clube da Sorte e da Alegria, Amy Tan

Por fim, o enrede de O clube da sorte e da alegria traz a vida de quatro mulheres chinesas que se mudam para os EUA, devido ao processo migratório de 1940. Lá elas tentam recomeçar a vida em San Francisco, mas sem deixar de lado suas tradições. Visando manter suas raízes culturais, elas criam um grupo que se reúne semanalmente para relembrar suas origens.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também Dicas para organizar o tempo de prova.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.