Dicas de livros para ler no tempo livre durante a quarentena

Após mais de cinco meses em casa, a quarentena tem afetado a vida de muitos brasileiros, especialmente a vida dos estudantes. Com tanto tempo livre e poucas opções, muitas vezes pode ser difícil saber o que fazer pra sair do tédio.

Desse modo, pensando nisso, selecionamos dicas de 4 livros incríveis para você ler e se divertir nas horas vagas!

1. Capitães da Areia, de Jorge Amado

O livro conta a história da vida de um grupo de meninos que vivem pelas ruas do centro de Salvador. Os personagens Pedro bala, Sem -pernas, Gato, Professor, Pirulito, Boa-Vida e João Grande são conhecidos como Capitães da Areia. Os garotos moram num trapiche abandonado enquanto fazem furtos para sobreviver. Porém, certo dia, a história desse garotos é atravessada por um encontro que mudará suas vidas para sempre.

2. Contos de Machado de Assis

No livro Várias Histórias, de 1896, encontramos o texto A Cartomante. Esse é um belo exemplo de conto machadiano, pois retrata a saga de uma mulher, que, insatisfeita como relacionamento extraconjugal, recorre a uma cartomante para resolver suas aflições.

Outro bom exemplo é o conto Missa do Galo. Nele, o personagem principal recorda de uma conversa que teve com uma mulher na noite de véspera do Natal e faz questionamentos sobre o que realmente aconteceu naquele dia.

3. Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

Este é um livro composto de diários, nos quais a autora, descreve de modo profundo a dura vida de uma mulher negra, mãe solteira e moradora de periferia. Desse modo, nesta obra, Carolina expressa a angústia de uma cidadã marginalizada que trabalha catando as sobras dos mais ricos para poder sobreviver junto com seus filho. As suas palavras  são um retrato fiel de uma população esquecida e abandonada à própria sorte nas favelas do Brasil dos anos 60.

4. Sagarana, de Guimarães Rosa

Por fim, recomendamos Sagarana. Essa obra é uma coleção de nove contos que abordam diferentes narrativas sobre o povo sertanejo. Assim, as histórias se passam no interior de Minas Gerais e são cheias de sátiras e regionalismos.

Curtiu as dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.