Dicas simples para estudar atualidades 

Você sabe o que, de fato, estudar sobre atualidades? Essa é uma dúvida que acompanha muitos vestibulandos e concurseiros, pois as questões podem trazer algumas surpresas. 

Afinal, os temas abordados possuem algum padrão? O que de fato é relevante para estudar? Onde conseguir esses conteúdos?

Abaixo selecionamos algumas dicas que podem te ajudar no processo de estudos de atualidades. Confira! 

Fique por dentro da dinâmica de cada prova

Muitos manuais de dicas sobre atualidades para vestibulares e concursos indicam a leitura de jornais, revistas, portais e acompanhamento de telejornais. Todavia, não basta você fazer isso se não houver um filtro.

Em suma, cada prova possui características específicas para elaboração  de questões. 

Desse modo, pesquise bem sobre exames anteriores e escolha bem as matérias e os artigos de atualidades que você irá ler, sabendo mais ou menos qual poderia ser o foco da organização da prova.

Tenha foco nas notícias relevantes

Não é preciso ler revistas inteiras, como por exemplo: seções de esportes ou fofocas, ou então programas sensacionalistas, mesmo que se tratem de temas atuais. 

Foque em assuntos mais relevantes para sobrar tempo para o que mais importa: estudar as demais disciplinas obrigatórias.

Assuntos indicados para você incluir no estudo de atualidades:

  • Conflitos
  • Guerras
  • Política
  • Eleições
  • Legislação
  • Ciência
  • Decisões mundiais
  • Economia
  • Mudanças na sociedade

Além disso, é preciso acompanhar as notícias em fontes de confiança, que não tenham a fama de espalhar fake news e tragam conteúdos de credibilidade.

Tente grifar as partes mais importantes e busque revisar quando achar necessário, para que esse conhecimento fique fixado na memória.

Não estude atualidades todos os dias

Estudar para vestibulares e concursos demanda um esforço muito intenso quando se trata das matérias contidas no Edital, que pode ser um erro se dedicar a atualidades todos os dias.

Apesar de muitos vestibulandos e concurseiros colocarem em sua rotina diária a leitura de fatos e acompanhamento de telejornais ou programas de rádio, uma sugestão boa e simples é guardar um dia na semana para rever os assuntos.

Por exemplo: separe o sábado para conferir um compilado de acontecimentos marcantes. 

E então, gostou das dicas sobre como estudar atualidades? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Tópicos importantes sobre a Pré-História brasileira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.