Dicas relevantes para o candidato destacar o seu potencial na entrevista de emprego

Confira algumas dicas relevantes para o candidato destacar o seu potencial durante a entrevista de emprego!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionar o seu comportamento e apresentar o seu perfil de forma objetiva.

Dicas relevantes para o candidato destacar o seu potencial na entrevista de emprego

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes e direcioná-los assertivamente.

Exemplifique situações concretas

Pode ser viável levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial através de resultados e características. Por exemplo, destaque o seu senso de urgência; resiliência; gestão de pessoas; facilidade para trabalhar em equipe; direcionamento de projetos; controles internos; elaboração de treinamentos etc.

Destaque seus pontos fracos de forma resolutiva

É muito importante que o candidato destaque seus pontos fracos de maneira objetiva. Visto que durante o processo seletivo é comum que o entrevistador questione o candidato sobre pontos fracos e pontos fortes, sendo esse um ponto que deve ser apresentado de forma objetiva e resolutiva.

Sendo assim, apresente soluções para apontamentos negativos de forma orgânica. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema utilizado na sua área de atuação, contudo, deve informar que já está realizando cotações específicas.

Adote uma postura participativa e orgânica 

O seu comportamento também é um fator extremamente importante para a análise feita pela profissional de recrutamento e seleção. Por isso, é muito importante que a sua postura corrobore a sua narrativa.

Evite cruzar braços e pernas e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo. É muito importante para o candidato não gesticular excessivamente e não interromper o entrevistador ao se lembrar de algum fato que não foi respondido adequadamente, já que são fatores que transmitem ansiedade excessiva.

A cultura da empresa é um importante indicador

Além dos pontos citados, conhecer o site da empresa e analisar os valores envolvidos é primordial para o candidato. Já que é uma forma indireta de orientação quanto a melhor maneira de se vestir e de se comportar, como também é uma forma de avaliar a viabilidade da contratação.

Analise a viabilidade da contratação

Visto que uma empresa startup pode ser mais aberta do que uma empresa tradicional. Sendo assim, é importante que o candidato também analise a empresa pelo seu ponto de vista e objetividade. Dessa forma, a contratação tende a ser resolutiva e oriunda de uma troca genuína entre as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.