Dicas para se comportar durante uma entrevista de emprego feita em grupo

Entrevistas de emprego são momentos importantes na vida de qualquer profissional. Quando elas são realizadas em grupo, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. Confira algumas dicas sobre como se comportar numa entrevista de emprego coletiva!

Dicas para se comportar durante uma entrevista de emprego feita em grupo

Primeiro, é importante entender que uma entrevista de emprego coletiva pode ser uma oportunidade para você se destacar, mas também pode ser uma “prova de fogo”.

Assim sendo, antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua cultura e seus valores. Uma vez que isso pode ajudá-lo a responder perguntas específicas e a mostrar que está interessado em trabalhar naquela empresa.

Confira o site da empresa

Além disso, se a empresa tiver um site, leia todas as informações disponíveis. Se possível, faça uma visita ao local para entender melhor a dinâmica do trabalho. Se tiver uma conexão na empresa, tente obter informações privilegiadas sobre a cultura corporativa, as expectativas do entrevistador e os desafios do trabalho.

Analise a melhor vestimenta

Planeje antecipadamente o que vai vestir. Assim sendo, escolha uma roupa que te faça sentir confiança e que seja confortável. Além disso, chegue na hora marcada. Uma vez que chegar atrasado pode mostrar falta de comprometimento.

Seja cordial

Cumprimente todas as pessoas que estiverem na sala, incluindo os outros candidatos. Assim sendo, procure ficar à vontade, mas mantenha a postura. Contudo, evite se sentar com as pernas cruzadas ou debruçar-se sobre a mesa.

Durante a entrevista de emprego, mantenha contato visual com todos os entrevistadores. Certamente, isso demonstra que está comprometido e interessado na conversa. Além disso, ouça atentamente as perguntas e responda todas com clareza. Desta forma, não se preocupe em falar muito ou em abafar os outros candidatos.

Mantenha contato visual com todos os membros do grupo

Outro ponto relevante quando responder a uma pergunta, é direcionar-se ao entrevistador, mas não ignorar os outros membros do grupo.

Se você entender uma pergunta, peça que ela seja repetida ou esclarecida. Não tenha receio de pedir uma pausa para beber água ou para ir ao banheiro. Uma vez que é importante que o candidato esteja confortável durante a entrevista.

O que fazer com interrupções?

Além disso, se você for interrompido, espere até que a pessoa termine de falar e, em seguida, continue a responder à pergunta. Assim sendo, mantenha um tom de voz adequado e um ritmo confortável. Certamente, é importante que não fale muito rápido ou muito devagar e evite gírias e palavras vulgares.

Mostre-se um bom ouvinte

Quando outro candidato estiver falando, preste atenção e demonstre respeito. Assim sendo, se um dos outros candidatos disser algo que você não concorda, não discuta. É de suma importância que mantenha a postura profissional e seja respeitoso. Se não tiver certeza de como responder a uma pergunta, não invente. Diga que não sabe a resposta e que vai pesquisar.

Cuidado com o tempo que sua resposta ocupa no processo

É fundamental que o candidato evite monopolizar a conversa. Dessa maneira, dê espaço para os outros candidatos falarem. Além disso, se estiver nervoso, respire fundo e tente se acalmar. Não se preocupe com as respostas dos demais participantes do processo seletivo. Foque em ser assertivo quanto a sua narrativa.

Nem todo destaque é bem avaliado

Nem sempre aquele que se destaca numa entrevista de emprego feita em grupo, é o que fica com a vaga. Já que esse destaque pode ser visto de maneira negativa pelo profissional de recrutamento e seleçãoPortanto, mantenha-se focado e adapte os pontos citados para que obtenha sucesso profissional ao participar de uma entrevista de emprego coletiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.