Dicas para que você construa um currículo de maneira criativa e sucinta

Confira algumas dicas para que você construa um currículo de maneira criativa e sucinta. Saiba mais detalhes relevantes!

A construção do seu currículo é um ponto importante para que você alcance os seus objetivos profissionais. Veja algumas dicas para que você construa esse documento de maneira criativa e sucinta.

Dicas para que você construa um currículo de maneira criativa e sucinta

Primeiramente, o seu currículo deve ser relevante para o seu objetivo profissional. Sendo assim, defina o seu objetivo. Entretanto, caso você esteja aberto para algumas possibilidades profissionais, pode ser interessante que você crie currículos variados.

Faça mais de um currículo (caso aceite propostas de diferentes níveis hierárquicos)

Por exemplo, elabore um currículo voltado para a posição de assistente dentro da sua área de atuação, enquanto outro currículo você pode direcionar para a posição de analista. Caso você possua experiência e esteja aberto para algumas possibilidades, já que a sua experiência pode comportar diferentes níveis hierárquicos, dentro da sua situação pessoal.

Evite colocar informações excessivas 

De forma geral, o currículo precisa ser objetivo. Sendo assim, evite colocar informações excessivas e relacione a sua descrição de trajetória profissional com os seus objetivos.

Resumo de atividades ou carta de apresentação

 O currículo pode conter um resumo de sua atividade profissional, habilidades e competências. No entanto, caso você insira um resumo ou uma carta de apresentação, crie uma relação, ainda que seja indireta, entre as suas atividades e as habilidades informadas. Visto que essa relação é importante dentro dessa construção. 

Se atente a outros pontos pertinentes à aparência do documento

Além dessa relação entre os dados inseridos no seu currículo, também é possível que você se atente a outros pontos pertinentes à aparência do documento. Sendo assim, não utilize fontes com letras muito grandes; certifique-se de que as informações inseridas estejam atualizadas; evite colocar um endereço de e-mail que contenha palavras diminutivas e tente não deixar o currículo muito extenso.

Vitrine profissional 

Lembre-se de que esse documento é uma vitrine profissional que irá atrair uma empresa de acordo com o seu perfil e a vaga em aberto. Por isso, utilize palavras pertinentes a sua área de atuação para que o seu currículo seja melhor explorado em uma entrevista de emprego.

Conheça de forma aprofundada as suas experiências e seus resultados

Portanto, é muito importante que você conheça de forma aprofundada as suas experiências e seus resultados obtidos em seus empregos anteriores; bem como suas qualidades e defeitos profissionais, de modo que você alinhe o seu currículo a seus objetivos e consiga esclarecer os pontos informados de maneira positiva durante um processo seletivo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.