Dicas para planejar sua entrada no mercado de investimentos
Para entrar no mercado de investimentos é importante realizar um planejamento financeiro que comporte suas particularidades. Veja dicas!
Para entrar no mercado de investimentos é importante realizar um planejamento financeiro que comporte suas particularidades. Assim sendo, é viável que questione pontos relevantes para considerar suas necessidades dentro de um processo planejado.
Dicas para planejar sua entrada no mercado de investimentos
A popularização do mercado de investimentos atrai novos investidores diariamente, por isso, é importante que conheça as opções do mercado e tenha cuidado para não ser vítima de fraudes e golpes.
Renda fixa e diversificação
Especialistas aconselham que o novo investidor entre no mercado através das possibilidades de renda fixa, já que são investimentos que permitem que saiba o valor que será resgatado no final do contrato.
Diversificar é primordial nesse processo, independentemente de ser um novo investidor. Por isso, nunca direcione todo o valor disponível para uma única opção.
Estude a economia de forma ampla
Acompanhar a economia e sua volatilidade é primordial para quem deseja investir, já que deve entender os fatores que impactam diretamente o mundo dos negócios e as ações das empresas. Por isso, estudar a economia, o mercado e o impacto da volatilidade nos investimentos deve fazer parte da rotina do investidor.
Questionamentos importantes
Questionar pontos relevantes para particularizar o seu planejamento também é importante. Confira alguns exemplos de questionamentos viáveis para o seu planejamento financeiro dentro do mercado de investimentos:
- Qual é o valor total disponível para investir?
- Qual opção de renda fixa pode atender a sua necessidade de realizar uma reserva de emergência?
- Qual a opção disponível no mercado de investimentos pode fazer parte de um planejamento de aposentadoria?
- Qual é a chance de precisar resgatar valores antes do prazo estipulado no contrato?
- Qual é a corretora de valores ou instituição financeira que lhe permite investir com taxas menores, considerando a intermediação das transações?
Esses são apenas alguns exemplos que podem ser viáveis dentro de um processo planejado. O mais importante é que considere suas necessidades, defina suas metas e busque por taxas menores.
Cuidado com promessas de riqueza
Tenha muito cuidado para não ser vítima de golpes e fraudes, principalmente na internet. Já que muitas pessoas físicas se oferecem para o intermediário com promessas de ganhos elevados e riqueza rápida.
Busque informações oficiais
Desconfie, pois muitas propostas são esquemas de pirâmides. Sendo assim, sempre busque informações oficiais em sites confiáveis, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Banco Central do Brasil (BCB) e acesse a instituição financeira de seu interesse, tirando dúvidas diretamente com o canal de atendimento oficial.