Dicas Matadoras para o ENEM 2017

 A partir desse post vamos fornecer informações e dicas cruciais para você se dar bem no ENEM desse ano, e não precisar estudar mais um ano todo para tentar entrar na faculdade! Então vamos lá!

O que é a Teoria de Resposta ao Item? Como ela funciona?

Uma novidade que deve ter deixado muita gente chocada na última edição do ENEM foi o registro de notas acima de 1000 na disciplina de matemática. Você pode pensar: como uma prova pode valer mais de 1000? Bom, é que o ENEM trabalha com o método de Teoria de Resposta ao Item. Isso é uma informação que muitos já sabem mas, o que isso significa e como isso funciona?

A Teoria de Resposta ao Item negligencia o método que considera apenas o número de acertos para compor a média final do aluno, como é o caso, por exemplo, do vestibular da UERJ. Ao contrário deste, a TRI calcula diferentes notas, considerando níveis de dificuldades de questões. Dessa forma, há uma valorização da habilidade do aluno no que tange as habilidades de compreensão e interpretação de conteúdo e texto em detrimento chute. Muitas questões trabalham com a interdisciplinaridade e textos grandes, nos quais a interpretação dos dados e informações fazem a total diferença na hora de chegar a resposta que esteja, de fato, correta.

Por meio desse método são identificados possíveis chutes na marcação de questões. Por exemplo: se você acerta uma questão difícil, mas erra uma fácil, você ganhará menos pontos por ter acertado a difícil, pois o sistema pode vir a considerar que você a chutou, já que não conseguiu acertar uma questão de dificuldade menor. É importante esclarecer que os acertos difíceis não são anulados, mas apenas valem menos, como se fosse um meio certo em uma prova discursiva. Da mesma forma, quanto mais questões consideradas fáceis você acertar, maior será o valor atribuído às questões difíceis. Por isso os especialistas indicam dar uma maior prioridade a esse tipo de questão, que sejam mais fáceis. Porém, como essa informação não é liberada pelos organizadores, é preciso ter conhecimento o suficiente para olhar uma questão e determinar se ela é fácil ou não… De repente um ponto que deveria ser simples ficou mais complicado, não é? Pois é, nem me fale!

Além disso tudo, as considerações para determinar a pontuação por área são diferentes. Sendo assim, mesmo se você conseguir acertar 43 questões tanto em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias quanto na área de Matemática, sua nota em matemática será extremamente maior do que em linguagens. Isso porque a média de pessoas que acertam questões de matemática é bem menor, se comparado com linguagens. Com isso, o método TRI calcula uma habilidade na área e capacidade de interpretação maior do que a média geral, e sua pontuação sobe muito. Já no caso das linguagens, acertar esse número não é tão incomum, e por isso a habilidade de resolução e interpretação é considerada de forma normal, ou seja, as notas nessa área nunca são tão extraordinárias quanto em matemática ou ciências da natureza. Quanto mais difíceis as questões de uma matéria, menor será a média geral de acertos. Se você consegue ficar acima dessa média, sua nota aumenta não considerando não só o grande número de acertos, mas também o fato de que a maioria acertou bem menos que você.

Foi exatamente isso que aconteceu nessa última edição do exame. A prova de matemática estava mais difícil e trabalhosa do que nunca. Então, aqueles que conseguiram se sobre sair à media geral obtiveram uma pontuação extraordinariamente alta, considerando não só seus altos acertos, mas também os poucos acertos dos participantes em geral.

Por isso as dicas que mais surgem com relação ao método de correção do ENEM é investir nas matérias mais difíceis, ou seja, matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Ao concentrar seu estudos nessas áreas, você pode adquirir uma pontuação que eleve a sua média final o suficiente para entrar na faculdade desejada. Entretanto, não deixe as outras matérias de lado, principalmente a redação, que é a única matéria passível de nota 0. Se você deseja passar para algo que englobe a área de humanas ou linguagens, não deixe de se concentrar nas suas áreas específicas, mas tenha consciência de que, mesmo que você gabarite uma das áreas, a sua nota pode não passar de 850, por aí… Portanto, estude bastante para essas matérias mais difíceis, e sua nota será alavancada!

Comentários estão fechados.