Dicas infalíveis para ler melhor

Desenvolver o hábito da leitura traz inúmeros benefícios. Agilidade no raciocínio, enriquecimento do vocabulário e estímulo à criatividade são alguns deles. Contudo, para a maioria, inserir essa prática no dia a dia é desafiador.

Estabelecer uma rotina de leitura parece algo simples, mas necessita de algumas estratégias que ajudam a simplificar esse processo. O ideal é definir uma meta realista, equilibrada, e que não sobrecarregue o leitor. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como otimizar suas leituras e torná-las prazerosas.

Dicas de leitura

O primeiro passo é escolher um lugar adequado para ler. O ambiente precisa ser limpo, organizado e silencioso. Ter um cantinho de leitura vai fazer toda a diferença no rendimento. Se possível, adicione objetos que tornem o local mais confortável para que você possa sentir uma vontade ali. Outra dica, ainda nesse sentido, é ficar longe dos ruídos e do fluxo de pessoas.

Aproveite os momentos livres no seu dia para ler alguns trechos ou capítulos de alguma obra. Além disso, combine com algum amigo para lerem juntos ou discutir algum tema. Isso vai funcionar como um estímulo mútuo, e torna o processo mais dinâmico e divertido.

Elabore um cronograma de leitura, definindo as obras que pretende ler por ordem de prioridade. Nem sempre será possível ler apenas o que gosta. Mas tente alternar entre leituras informativas, matérias da escola e outras obras de sua preferência.

As técnicas de leitura também podem ser boas aliadas de quem deseja ler mais e melhor. Quando aplicada da forma correta, a leitura dinâmica agiliza a compreensão e a análise dos fatos. Esse tipo de método consiste em destacar os pontos principais do texto na primeira leitura, a fim de assimilar o contexto geral. Desse modo, é possível manter a concentração e absorver o concurso rapidamente, sem prejudicar a captação da mensagem.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.