Dicas: filmes sobre a Guerra Civil Espanhola

Descubra!

Filmes sobre a Guerra Civil Espanhola: confira quais são eles

A Guerra Civil Espanhola, evento que aconteceu entre os anos de 1936 e 1939, foi um evento marcante da história europeia. 

Assim, não é de se surpreender que existam tantas produções cinematográficas que retratam o evento. Você pode se beneficiar dessa abundância de filmes para se divertir e estudar para os seus vestibulares ao mesmo tempo.

Isso mesmo. É possível assistir a um bom filme e estudar para um vestibular ou para o ENEM ao mesmo tempo.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas de filmes sobre a Guerra Civil Espanhola para te ajudar a entender mais sobre o conflito. Confira!

Terra e Liberdade 

O filme “Terra e Liberdade” é uma obra de Ken Loach baseada no livro Homenagem à Catalunha, do escritor George Orwell. 

A produção cinematográfica pode ser uma fonte muito interessante para quem quer entender mais sobre o conflito que abalou a história da Espanha: a Guerra Civil Espanhola. 

Terra e Liberdade mostra, por exemplo, os contrastes entre os dois grupos que lutavam entre si ao longo do conflito, bem como as consequências do embate sobre a população e o país como um todo. 

Libertárias

A produção “Libertárias” é baseada no livro de mesmo nome do escritor Antonio Rabinad. O filme possui o objetivo de narrar a história da participação das mulheres na Guerra Civil Espanhola, principalmente por meio do grupo Mulheres Livres. 

A obra mostra os desafios enfrentados por essas mulheres ao longo do conflito, incluindo preconceito e machismo. “Libertárias” é um bom filme para aqueles que querem entender mais sobre a sociedade espanhola da época. 

Por Quem Os Sinos Dobram? 

“Por Quem Os Sinos Dobram?” é uma produção do ano de 1943 baseada no romance homônimo do escritor Ernest Hemingway. 

A obra narra a experiência de Hemingway como um voluntário dentro do conflito, bem como o cotidiano de centenas de outras pessoas que se encontravam na mesma situação que ele, ou seja, lutando contra o grupo de tendência fascista.

¡Ay, Carmela!

“¡Ay, Carmela!” é uma obra do ano de 1990 que foi muito premiada na Espanha e em todo o mundo.

A produção retrata uma das mais importantes batalhas de toda a Guerra Civil Espanhola: a Batalha do Ebro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.