Dicas de redação: Como construir um período

Uma boa produção textual exige requisitos linguísticos cruciais, como por exemplo a construção adequada de um período. Grosso modo, o período é uma frase constituída de orações. Há pelo menos dois tipos de período: o simples e o composto.

O período simples é formado por apenas uma oração, enquanto o período composto contém duas ou mais orações. O período composto, porém, possui uma particularidade. Quando as orações são independentes e equivalentes entre si, temos um período composto por coordenação. Quando apresentam uma oração principal e outras orações exercendo função sintática, é um período composto de subordinação. Há também o período misto, no qual há coordenação e subordinação simultaneamente.

Como construir um período?

O período deve conter uma ideia completa, mesmo que este esteja relacionado com períodos anteriores ou posteriores. Além disso, não deve ser muito grande nem muito curto, precisa apenas ser suficiente para relatar as informações necessárias para a sua compreensão.

A construção de períodos curtos ou longos vai depender do seu estilo de escrita. Há pessoas que conseguem escrever de modo sucinto e objetivo, e há quem precisa utilizar mais informações para produzir um raciocínio completo. No entanto, na escrita de texto em concursos e vestibulares, evitar os períodos longos e focar nos mais curtos é a melhor opções pois eles criam menos obstáculos para a leitura do texto.

O excesso de palavras ou de informações pode comprometer a coesão e a coerência da mensagem. Podem causar ambiguidade e deixar o receptor confuso. Por outro lado, os períodos curtos reduzem os problemas de interpretação, além de evitar desvios no uso de conjunções, pontuações e concordâncias. Nesse sentido, uma dica é abrir mão dos artigos indefinidos e dos pronomes possessivos que podem causar efeitos indesejados no texto.

Por fim, lembre-se da pontuação. Tenha atenção ao uso das vírgulas e dos pontos e releia os seus períodos. Ao reler, é possível analisar com maior atenção se o texto precisa de modificação. Caso seja preciso, altere a construção de modo que se torne de fácil leitura e compreensão.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre Redundância: O que é e como evitar no seu texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.