Dicas de filmes para entender o Neocolonialismo

O Neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, é o nome dado ao processo de invasão e ocupação da África e da Ásia. Esse período compreende todo o século XIX e se caracteriza pela dominação e exploração política e econômica por parte das grandes potências europeias da época. Essa imposição se dava através do uso da força militar.

Assim como outros fatos históricos relevantes, o Imperialismo é um assunto cobrado com frequência em provas de vestibulares. Por isso, apresentamos uma lista com alguns filmes que vão enriquecer seu repertório. Confira abaixo!

Mandela: Longo caminho para a Liberdade

Em primeiro lugar recomendados um filme que apresenta a biografia do líder popular sul africano Nelson Mandela. Por 27 anos, ele ficou preso devido ao seu protagonismo no ativismo anti-apartheid e, naquele momento, o racismo e uma forte desigualdade social tinha atingido raízes profundas no Estado e na sociedade. Contudo, ao sair da prisão, ele vence as eleições e se torna presidente da África do Sul.

O Jardineiro Fiel

Obra dirigida pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, o enredo deste longa foi indicado a quatro categorias do Oscar. O filme que chegou às telonas em 2005 apresenta a história de Rachel Weisz, ativista assassinada no Quênia. Ao longo do filme, o telespectador entra em contato com a conturbada realidade desse país Africano marcado por conflitos e exploração Neocolonialista.

Hotel Ruanda

Por fim, apresentamos o filme Hotel Ruanda. Com história baseada em fatos reais, a trama destaca o violento genocídio ocorrido em Kigali, capital de Ruanda, no ano de 1994. O país é historicamente famoso pelos conflitos étnicos entre hutus e tutsis.

Após o assassinato do presidente gerar um caos social generalizado, o Hotel Ruanda foi usado como abrigo para vários cidadãos que precisavam de proteção. Nesse sentido, o Neocolonialismo pôde ser profundamente observado no privilégio da evacuação de braços e estrangeiros durante aquela crise humanitária.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.