Dicas de estudo: 3 motivos para não deixar sua redação para o final da prova

Um dos principais desafios dos vestibulandos é conseguir responder todas as questões da prova dentro do tempo estabelecido pela banca. Além de resolver todas as questões, é preciso ter tempo para passar as respostas para o gabarito ou passar o rascunho da redação para a folha definitiva. 

No entanto, muitos estudantes não se preocupam muito com a gestão do tempo no período de estudos e acabam se dando mal no dia do vestibular, pois não conseguem marcar o gabarito adequadamente.

Alguns ainda deixam para escrever a redação no final da prova e não conseguem desenvolver um bom texto devido ao pouco tempo que restou. Por isso, apresentamos abaixo três motivos para não deixar a prova de redação por último. Confira abaixo!

Risco de zerar a nota

Deixar a redação para o final da prova sem antes treinar bastante o tempo de resolução de toda a avaliação implica no risco de não conseguir desenvolver o texto. Com isso, o estudante pode acabar tirando zero na prova de redação por ter feito uma quantidade insuficiente de linhas. Por isso, o ideal é começar a escrever o texto pelo menos uma hora antes do fim do tempo. 

Elaboração da redação sem um bom projeto de texto

Um outro problema de deixar a redação para o final é a dificuldade de elaborar um projeto de texto adequado e de desenvolver todos os aspectos exigidos pela banca. Para elaborar uma boa redação, é fundamental fazer um rascunho com os pontos que devem ser desenvolvidos e estabelecer uma linha lógica de argumentos. Isso requer tempo e mente fresca. Por isso, o ideal é focar primeiro na redação e depois partir para as questões objetivas.

Erros de ortografia e pontuação

Por fim, ao deixar a redação para o final da prova, o estudante corre o risco de entregar um texto com erros de ortografia e pontuação. Há a possibilidade de o vestibulando só conseguir terminar de escrever o texto e não ter tempo de revisar. Com isso, podem passar despercebidas diversas falhas na escrita da língua. Nesse sentido, é fundamental ter tempo de reler o texto e corrigir os deslizes. 

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.