Dicas de Comportamento – Entrevista de Emprego

Dicas para direcionar o seu comportamento em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego pode ser um fator de ansiedade para muitas pessoas. Por isso, é importante que o candidato se comporte de uma forma que demonstre seu interesse pela vaga, sem que fique aquém de sua capacidade profissional. Por isso, trouxemos algumas dicas para direcionar seu comportamento de forma positiva e objetiva. 

 Analise a maneira como você se veste

A maneira como o candidato se veste para uma entrevista de emprego é uma maneira de se comunicar visualmente. Por isso, é uma mensagem que implica em uma primeira impressão.

Sendo assim, é importante que se vista de acordo com a cultura da empresa. Por isso, pode ser viável que verifique no site da empresa a sua história, sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderá direcionar a sua vestimenta. Por exemplo, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, poderá se vestir de uma maneira casual.

Todavia, se for participar de uma entrevista de emprego para uma empresa tradicionalista, é importante que se vista de acordo através da formalidade. Por isso, respeitar a cultura da empresa é um fator importante dentro da maneira como você se veste.

Contato visual

Manter um contato visual é importante dentro de uma entrevista de emprego. Por isso, se atente ao que está sendo dito pelo entrevistador. Sendo assim, é importante que direcione sua atenção plena e responda as perguntas assertivamente.

 Além disso, também deve cumprimentar a todos os que estiverem no local da entrevista mantendo um contato visual.

Postura corporal

 O nosso corpo fala, por isso, é importante que você se atente a sua postura durante uma entrevista de emprego. Isso diz respeito a todos os aspectos inerentes a sua movimentação. Ou seja, desde a maneira como você aperta as mãos do seu entrevistador até a forma como você gesticula durante a sua narrativa.

Por isso, é importante que você disse direcione seu corpo para o entrevistador, não cruze braços e pernas e não mantenha bolsas ou mochilas na frente do seu corpo, como se fosse um escudo. Além disso, é importante também que evite gesticular excessivamente enquanto fala. Bem como, caso esteja em pé, não fique balançando as pernas. Pois, todos esses são sinais de ansiedade e nervosismo.

 Assertividade nas respostas

As respostas assertivas são respostas focadas. Por isso, tenha atenção ao que está sendo perguntado e analise a sua trajetória profissional, de modo que possa extrair os pontos fundamentais no que diz respeito ao aprendizado e pontos de melhoria. Veja nosso artigo sobre o método Star, pois pode ajudá-lo nessa construção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.