A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, visto que sem ele, o cidadão não tem autorização para conduzir um veículo. No entanto, a emissão da carteira pode ser inviável para muitos, visto que o valor cobrado é bem elevado.
Todavia, com o objetivo de possibilitar a emissão do documento, o Detran do Acre está convocando algumas pessoas para realizarem o procedimento gratuitamente.
Emissão gratuita da CNH
Recentemente, o Detran-AC divulgou uma lista com cerca de 98 nomes que se enquadram nos requisitos para participarem do processo da CNH Social. De acordo com informações oficiais, até o momento, a convocação ocorreu apenas para candidatos das categorias urbana e rural.
Os convocados terão o prazo de 30 dias para apresentarem os resultados dos exames médicos e psicológicos, que são obrigatórios para emissão do documento. Após a etapa dos exames, os cidadãos serão transferidos para as aulas teóricas e práticas.
É importante salientar que o candidato que não comparecer à uma unidade do Detran-AC para dar início ao procedimento, perderá a vaga no programa CNH Social. Dessa forma, o cidadão que está na fila de espera será chamado.
CNH Social em 2023
Obter a CNH pode ajudar o cidadão em vários setores, como conseguir um emprego. Algumas empresas exigem que seus funcionários tenham habilitação para melhor desempenhar suas funções. Ou seja, a CNH é um documento muito importante.
Embora com este fato, a liberação para dirigir pode custar muito caro ao cidadão. Em suma, no programa social cada estado aderente define os seus próprios critérios, mas, ainda assim existem algumas regras gerais.
Vale ressaltar que o oferecimento da CNH Social não é obrigatório, a adesão fica a critério do estado. Para verificar se na sua região há essa possibilidade, basta conferir o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Regras da CNH Social
Abaixo, confira os critérios principais para participar da CNH Social em 2023:
- Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
- Estar desempregado há mais de um ano;
- Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter 18 anos ou mais;
- Saber ler e escrever;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Ser beneficiário de algum programa social.
É importante ressaltar que nem todos os estados disponibilizam a inscrição dos cidadãos na CNH Social. Confira abaixo os locais participantes do CNH Social:
- Acre
- Amazonas
- Espírito Santo
- Goiás
- Maceió (capital de Alagoas)
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Sergipe