Truque caseiro para desincrustar azulejos e piso

Confira como limpar de forma prática

Sabe quando você faz uma bela faxina na sua casa, mas percebe no final que não conseguiu desincrustar azulejos e piso? Esse aspecto sujo acontece porque a superfície está encardida, o que quer dizer que ela está com manchas e sujeiras impregnadas. 

Desincrustar azulejos e piso -- Reprodução Canva
Desincrustar azulejos e piso — Reprodução Canva

A casa limpinha nos traz uma sensação de aconchego única. E é por isso que separamos para você o melhor truque caseiro para desincrustar azulejos e piso e deixar tudo brilhando! 

O que usar para desincrustar azulejos e piso

Mas qual a melhor forma de limpar? É necessário usar produtos caros do mercado? A resposta é: não! Você não precisa gastar seu dinheiro com isso. Dá para deixar tudo limpo e cintilante apenas com materiais que você provavelmente já tenha em casa. Descubra a seguir.

Limpe com frequência 

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? 

Por isso, tente manter os pisos e paredes de azulejos sempre limpos. Quanto mais sujeira acumulada, mais difícil será de remover as manchas que causam o encardimento. 

É fundamental criar uma rotina de limpeza. Assim, tire a poeira semanalmente com uma vassoura ou aspirador de pó e depois passe um pano de chão úmido com desinfetante (ou um produto próprio para aquela área). 

Dessa forma, quando você for fazer uma limpeza mais profunda, não será tão difícil e cansativo, já que a sujeira não estará tão resistente.

Uma dica é fazer um pouquinho de cada coisa todo dia. Um dia, você varre e passa pano, no outro você lava o box do banheiro, por exemplo. Dessa forma, a limpeza não vai tomar tanto do seu tempo e você ficará menos cansado.  

O poder do vinagre!

Use o vinagre como base de receitinhas. Esse é o nosso truque caseiro para desincrustar azulejos e piso!

Muita gente não sabe, mas o vinagre possui em sua composição uma alta concentração de ácido acético, funcionando como desinfetante e desengordurante. 

Mas fique atento, pois nem todos os tipos de vinagre são recomendados para limpeza da casa! Os indicados para esse caso são o de álcool e o de maçã.

Além disso, a orientação é que o vinagre sempre seja diluído em água antes de ser utilizado para fins de limpeza.

Não se preocupe com o cheiro, pois ele não irá durar tanto tempo e logo se dissipará!

A utilização do vinagre como produto de limpeza conta com muitos benefícios. Podemos citar, como exemplo, a economia, já que se trata de um produto que é bem acessível e está disponível em grande variedade nos mercados. 

Outra vantagem, de grande relevância, é a sustentabilidade, uma vez que o vinagre não é feito com agentes químicos, como é o caso de produtos de limpeza. 

Receitas com vinagre para desincrustar azulejos e piso

Vamos ao que interessa: Como retirar o amarelado que não sai de jeito nenhum dos azulejos e piso da sua casa? Anote e teste no seu lar:

  1. Vinagre e limão

Para essa receita iremos precisar de vinagre de álcool e limão. A mesma quantidade para cada um. 

Misture os ingredientes e esfregue sobre os azulejos e rejuntes, com o auxílio de uma esponja macia ou um pano. 

Deixe agir por 10 ou 15 minutos e, logo após, enxágue. 

  1. Vinagre e detergente

Aqui, precisaremos de uma mistura com uma parte de vinagre e duas de água morna. Depois, acrescente uma colher de sopa de detergente neutro.

Misture os ingredientes devagar, sem precisar fazer espuma. Esfregue o produto criado sobre o rejunte e azulejos encardidos e, por fim, enxágue em seguida.

  1. Vinagre e bicarbonato de sódio

Você vai precisar fazer uma pasta homogênea com um copo de vinagre e outro de bicarbonato, misturando lentamente. 

Espalhe essa mistura sobre os locais encardidos dos azulejos e piso.

Logo após, deixe agir por 10 minutos e enxágue ao fim deste período.

  1. Vinagre, bicarbonato de sódio e detergente

Essa é uma receita mais potente!

Você vai precisar preparar uma solução com:

  • Coloque 1 litro de água;
  • 1 copo americano (200 ml) de vinagre branco;
  • Adicione 1 colher cheia de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de detergente neutro.

Após misturar os ingredientes, agite levemente a mistura antes de usar e, então, esparrame no local que você pretende desincrustar. Utilize nesse procedimento uma vassoura de cerdas duras ou uma escova velha para esfregar pontos específicos.

Após lavar a área desejada com essa mistura milagrosa, basta secar com um pano.

Se as manchas estiverem muito entranhadas, deixe a mistura agir por cerca de 10 ou 15 minutos antes de esfregar.

Gostou das receitas acima? 

Temos quase certeza que você tem aí na sua casa todos os ingredientes mencionados em cada uma delas. Porém, se por acaso não tiver, são todos fáceis de encontrar e bem baratinhos. 

Por fim, lembre-se de sempre manter uma rotina de limpeza na sua casa. Fazendo isso, a sujeira não ficará acumulada e será bem menos trabalhoso removê-la nos dias de faxina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.