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Desenvolvimento das Pessoas Como Recursos

Desenvolver as pessoas como recurso e capital de uma empresa

O desenvolvimento das pessoas na empresa como recurso faz parte da evolução da gestão de Recursos Humanos. Assim como ocorre na Administração desde a revolução industrial, as pessoas são recursos que possuem necessidades além dos fatores higiênicos.

As pessoas possuem conhecimentos, habilidades e vivências diferenciadas entre si, o que pode tornar o ambiente da empresa um ambiente de troca justa e enriquecedora se bem gerido for.

Gestão de conflitos

Caso a empresa não atue no desenvolvimento das pessoas, essas diferenças podem gerar conflitos, tornando assim o ambiente contraproducente.

Por isso, quando a empresa atua na gestão de pessoas desenvolvendo o seu potencial, as pessoas conseguem assimilar melhor um ambiente diversificado e produzem mais.

Ações que visam o desenvolvimento

O desenvolvimento das pessoas como capital humano pode ser diferenciado, visto que cada empresa atua de acordo com o seu segmento, porte e cultura. Sendo assim, a definição do desenvolvimento pode ser diferente em cada situação.

Algumas ações podem ser tomadas de forma generalizada, como: bolsas de estudos (parcial ou integral), podendo ser cursos de graduação, pós-graduação ou idiomas.

Treinamentos e gestão de carreiras

Treinamentos de equipe visando a integração das pessoas, bem como treinamentos para atualizar as equipes sobre os produtos ou serviços da empresa.

Plano de carreira e gestão de cargos e salários também fazem parte de um programa de valorização das pessoas. No entanto, para atuar nesse tipo de gestão é importante que atue com base em mensurações oriundas de sistemas.

Reuniões brainstorming e melhorias dos processos internos

Todavia, não somente nos dados poderá se basear, escutar as pessoas pode ser um diferencial. Sendo assim, reuniões brainstorming pode ser uma boa opção para realizar essa troca e adequar os processos internos.

Portanto, o desenvolvimento das pessoas como recurso e capital é multifatorial. Cabendo a cada empresa realizar a sua própria análise e implementar melhorias.

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